Caminhos desiguais: Um estudo da trajetória das Pessoas com Deficiência pela Educação e Mercado de Trabalho em um dos Estados mais Ricos da Federação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n108p75

Resumo

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho é neste estudo analisada  pelo viés da aprendizagem e da economia do trabalho, uma vez que a baixa escolaridade desses profissionais vem sendo apontada pelas organizações como o entrave maior para as contratações. Por meio da análise de políticas públicas educacionais e organizacionais presentes em quatro regiões do Estado de São Paulo, percebem-se inconsistências entre discursos, idealizações e práticas inclusivas. Os resultados indicam que as contratações se encontram em patamares inferiores aos objetivos oficiais propostos e às potencialidades do Estado de São Paulo. As políticas municipais para a educação e aprendizagem organizacional inclusiva são ainda incipientes.  Os empregos oferecidos destinam-se, via de regra, a cargos operacionais e auxiliares, ambos de pouca complexidade, mesmo para profissionais tenham concluídos seus estudos universitários.

Biografia do Autor

Maria Helena Scalabrin, Universidade Municipal de São caetano do Sul

Doutorado em Administração.

Mestrado em Administração, Comunicação e Educação

Docente e Executiva de Empresa Miltinacional

Alzira Lobo de Arruda Campos, UNISA

Livre Docente - UNESP

Docente no Curso Interdisciplinar   (Pós Graduação Strictu Sensu)

Coordenadora do Mestrado da USM

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Publicado

2016-09-21