Caminhos desiguais: Um estudo da trajetória das Pessoas com Deficiência pela Educação e Mercado de Trabalho em um dos Estados mais Ricos da Federação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n108p75

Resumen

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho é neste estudo analisada  pelo viés da aprendizagem e da economia do trabalho, uma vez que a baixa escolaridade desses profissionais vem sendo apontada pelas organizações como o entrave maior para as contratações. Por meio da análise de políticas públicas educacionais e organizacionais presentes em quatro regiões do Estado de São Paulo, percebem-se inconsistências entre discursos, idealizações e práticas inclusivas. Os resultados indicam que as contratações se encontram em patamares inferiores aos objetivos oficiais propostos e às potencialidades do Estado de São Paulo. As políticas municipais para a educação e aprendizagem organizacional inclusiva são ainda incipientes.  Os empregos oferecidos destinam-se, via de regra, a cargos operacionais e auxiliares, ambos de pouca complexidade, mesmo para profissionais tenham concluídos seus estudos universitários.

Biografía del autor/a

Maria Helena Scalabrin, Universidade Municipal de São caetano do Sul

Doutorado em Administração.

Mestrado em Administração, Comunicação e Educação

Docente e Executiva de Empresa Miltinacional

Alzira Lobo de Arruda Campos, UNISA

Livre Docente - UNESP

Docente no Curso Interdisciplinar   (Pós Graduação Strictu Sensu)

Coordenadora do Mestrado da USM

Publicado

2016-09-21