Esporte LGBT e Condição Pós-Moderna: notas antropológicas

Autores

  • Wagner Xavier Camargo UFSC
  • Carmen Silvia de Moraes Rial UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9851.2009v10n97p271

Resumo

Tomando como referência as características de uma dada condição pós-moderna e partindo-se de considerações de uma antropologia multi-situada, este artigo tem como meta pensar sobre competições e práticas esportivas de atletas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Para tanto, parte-se de uma cena como mote introdutório à discussão e entretece considerações que tem por finalidade questionar a matriz de inteligibilidade heteronormativa do esporte convencional. Para além de reforçar ou afastar alternativas binárias recorrentes no ambiente esportivo, coloca-se como fundamental refletir sobre as práticas de esporte correntes do segmento LGBT e, assim, abrir considerações sobre que tipo de manifestações são essas e que esporte é esse que caracterizam.

Biografia do Autor

Wagner Xavier Camargo, UFSC

Doutorando da Pos-Graduacao em Ciencias Humanas (DICH), na area de Estudos de Genero. Sub-area de especialidade: Antropologia Social e Antropologia do Esporte

Carmen Silvia de Moraes Rial, UFSC

Prof. Dra. dos Deptos de Antropologia e Interdisciplinar do CFH/UFSC; Pesquisadora do CNPq; Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Audiovisuais e Estudos da Imagem (NAVI) e GAUM (Grupo de Antropologia Urbana e Marítima)

Downloads

Publicado

2009-11-16

Edição

Seção

Ensaios