A anorexia nervosa na adolescência e suas consequências na imagem corporal: um olhar psicanalítico

Conteúdo do artigo principal

Jonas Gomes de Oliveira
Barbara Raquel Alves de Carvalho
Helena Carolina de Sousa Rosa
Lourisnédia Lopes dos Santos
Thaís Alves de Moura
Nayanny Sampaio Moreira

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca apresentar a anorexia nervosa a partir de uma vertente psicanalítica enfatizando a relação mãe e filha como preponderante para o desenvolvimento desta na adolescência. Apresenta-se um breve histórico desta psicopatologia que apesar de ser considerada como uma doença da atualidade, pôde-se ver que esta remota a idade média, sendo correlacionada a religiosidade e posteriormente a outros transtornos que apresentavam uma elevada perda de peso. Nos dias atuais o número de casos de anorexia vem crescendo substancialmente, de acordo com as pesquisas foi evidenciado que estes casos acontecem principalmente no período da adolescência no sexo feminino. Além da acentuada perda de peso ocasionada pela anorexia, outro fator importante consiste na alteração na percepção da imagem corporal, pois, mesmo as adolescentes magérrimas estas se veem com sobrepeso.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, Jonas Gomes; DE CARVALHO, Barbara Raquel Alves; ROSA, Helena Carolina de Sousa; DOS SANTOS, Lourisnédia Lopes; DE MOURA, Thaís Alves; MOREIRA, Nayanny Sampaio. A anorexia nervosa na adolescência e suas consequências na imagem corporal: um olhar psicanalítico. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 40–59, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v5i12.68532. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68532. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Jonas Gomes de Oliveira, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DOUTOR LEÃO SAMPAIO

Aluno do oitavo semestre de psicologia da Faculdade  de ciências aplicadas doutor Leão Sampaio, monitor da disciplina de fundamentos da psicopatologia e estagiário/extensionista da Universidade Federal Do Ceará (UFC) no NUAP- núcleo de apoio psicopedagógico. E participante de projeto comunitário da secretaria de educação de sua cidade.