O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O artigo enviado é INÉDITO e não foi submetido a nenhuma outra revista científica.
  • O Autor(a) leu o ESCOPO da revista e tem certeza que seu texto se enquada na seção selecionada?  

  • O Autor(a) certificou-se de que o artigo está formatado conforme as DIRETRIZES CBSM, ESTANDO CIENTE que o não cumprimento importará na SUSPENSÃO do processo de avaliação SEM AVALIAÇÃO DE MÉRITO
  • O Autor(a) confirma que todos os CO-AUTORES(AS) participaram da elaboração do artigo e terão, todos, os seus dados preenchidos no campo “metadados” durante o processo de submissão.
  • O Autor(a) certificou-se que as CITAÇÕES e REFERÊNCIAS estão de acordo com a política do periódico?
  • O Autor(a) certificou-se que o RESUMO em português, inglês ou espanhol possui 250 palavras?
  • O Autor(a) retirou toda e qualquer IDENTIFICAÇÃO e ou referência que o permita ser identificado no texto?
  • O Autor(a) efetuou o pagamento da TAXA DE SUBMISSÃO de artigos e anexará o comprovante como documento suplementar “Pag. taxa submissão” ESTANDO CIENTE que a falta do comprovante importará na SUSPENSÃO do processo de avaliação SEM AVALIAÇÃO DE MÉRITO.

CATEGORIAS DE ARTIGOS* (SEÇÕES FIXAS)

  • Artigos originais: produtos de pesquisa empírica, revisões críticas e sistemáticas, avaliações e análises teórico-metodológicas e contribuições inovadoras para o avanço do conhecimento no campo que não tenham sido apresentados concomitantemente a outro meio de divulgação científica (Entre 10 e 22 laudas. Máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Ensaios: análises conceituais, avaliações e manifestações sobre temas relativos à área SMAPS em linguagem literária ou artística que tragam novas perspectivas ou interfaces, (8.000 palavras. Máximo 20 laudas).
  • Revisões: revisões de literatura – revisões de livros, artigos, teses, etc. (Mínimo 10 laudas. Máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Relato de experiência profissional ou de serviços: descrições de experiências de campo acadêmicas, técnicas, assistenciais e de extensão (máximo de 8.000 palavras ou 20 laudas, 5 ilustrações).
  • Resenhas: Análises críticas de publicações relacionadas ao campo SMAPS. (Entre 10 e 22 laudas. Máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Fórum: discussões entre diferentes autores articulados entre si, em tema de interesse ou sobre um tema em pauta em um determinado número. (máximo 20 laudas por autor ou total de 8.000 palavras).
  • Debate: refere-se a artigo teórico, composto por manuscritos de autores de diferentes instituições, admitindo-se respostas do autor (máximo 4 autores e 4.000 palavras para cada e 5 ilustrações).
  • Cartas: Notas curtas, referente a situações emergentes no campo, críticas ou outras manifestações direcionadas à Editoria. (Máximo 05 laudas).
  • Experiências vividas - Narrativas em primeira pessoa: Cabem aqui experiências vividas ao longo da vida a partir dos processos adoecimento, cuidado e superação em saúde mental. (Entre 10 e 22 laudas. Máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).
  • Caderno de Arte e Cultura: Publicações em formato artístico, utilizando recursos poéticos, fotografia e outros materiais visuais. Comentários sobre arte, no que concerne à sua ligação com a saúde mental. (Entre 10 e 22 laudas. Máximo de 6.000 palavras e 8 ilustrações).

OBS: O limite máximo de páginas indicado para cada seção da revista tem como referência o padrão de formatação explicitado mais adiante e inclui resumo/ abstract ou resumen, texto e referências bibliográficas. As ilustrações (figuras e quadros) são consideradas à parte (seguindo a quantidade especificada para cada categoria de artigo)

*Todas as modalidades de apresentação poderão ser editadas para fins de adequação à natureza da publicação. A CBSM se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortografica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo, e respeitará, no entanto, o estilo de escrita do(as) autores(as). Submissões para números especiais obedecerão direcionamento de Edital específico publicado através de chamada na página da revista.

PROCESSO PARA PUBLICAÇÃO

A CBSM utiliza o modelo Double-blindpeer review, que consiste na omissão das identidades de autores e revisores no parecer de originais. Deste modo os autores devem seguir alguns passos para garantir este processo: Submeter apenas um arquivo de texto (editor Microsoft Word 2003 ou versão mais recente), sem identificação, direta ou indireta de autoria do manuscrito. Todas as informações pessoais sobre o(s) autor(es) (nomes, afiliação instituição, país, endereço completo, número de telefone, e-mail e um conjunto de dados biográficos do(s) autor(es) não superior a 60 palavras) deverá ser inserido apenas no sistema website, nos metadados. Se houver qualquer necessidade, o(s) autor(es) pode apresentar um documento complementar (Geralmente com informação específica sobre o papel. Por exemplo: excel, tabelas ou dados SPSS). 


Para garantir qualquer possível identificação de autoria no manuscrito, deve-se:

  • Usar terceira pessoa para referir a trabalhos publicados anteriormente pelos autores do texto. Exemplo: Substituir “como analisamos no estudo” por “como foi analisado no estudo... (Anônimo, 2019).
  •  Remover qualquer afiliação autoral das figuras.
  •  Citar artigos publicados pelo autor do texto como segue: “[anônimo, 2019).
  •  Para blinding na lista de referência insira: “(Anônimo, 2019). Detalhes omitidos por double-blindreviewing".
  • Remover informações de autoria nas propriedades do documento.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 Adotamos a norma ABNT - NBR 6022/2018 e NBR 6023/2018 para apresentação dos artigos científicos. As normas ABNT para artigo científico podem ser acessadas em ABNT NBR 6022 e para referências estão disponíveis em ABNT NBR 6023/2018

Os manuscritos devem ser submetidos em arquivo formato “doc” ou "docx", letra Arial tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens de 2,5 cm nas margens superior e inferior e 3.0cm à direita e à esquerda, páginas numeradas no canto inferior direito de cada página. Obs: artigos enviados em outros formatos serão automaticamente rejeitados.

ATENÇÃO: Os manuscritos enviados devem ser redigidos obedecendo-se as normas gramaticais e ortográficas do idioma de origem (português, inglês ou espanhol).

FONTES DE FINANCIAMENTO E CONFLITOS DE INTERESSES:

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo de natureza política e/ou financeira, associados ou não a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados para estudos originais ou para a confecção da pesquisa. Os autores devem declarar fontes de financiamento ou suporte, institucional, público ou privado, bem como fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, para a realização da pesquisa. Para estudos realizados sem recursos financeiros institucionais, públicos ou privados, os autores devem declarar que não receberam financiamento para a sua realização.

PÁGINA INICIAL DO MANUSCRITO

  • TÍTULO centralizado no idioma original (português, espanhol ou inglês), em negrito, centralizado, em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 12. Deve ser sintético e conciso, retratando os aspectos mais relevantes do conteúdo do manuscrito.
  • Versão do TÍTULO EM INGLÊS centralizado, em itálico, letras maiúsculas e minúsculas, tamanho 11, imediatamente abaixo do título principal;
  • AUTORIA: Máximo 7 autores. Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo e o nome completo de todos deve ser preenchido no sistema no momento da submissão, em METADADOS, e NÃO DEVE CONSTAR NO DOCUMENTO. Além de conter, pelo menos, um autor/co-autor doutor. Pessoas que tiveram uma pequena participação no artigo deverão ser citadas no tópico de Agradecimentos, bem como instituições que concederam bolsas e recursos financeiros.
  • RESUMO - em português, com no máximo 250 palavras, seguido de no máximo cinco palavras-chave. Explicitar objetivos, metodologia, abordagem teórica e principais resultados do estudo, quando o texto se referir a relato de pesquisa.
  • ABSTRACT – em inglês, com no máximo 250 palavras, seguido de no máximo cinco keywords.
  • PALAVRAS-CHAVE E KEYWORDS - máximo 5 palavras-chave, primeira letra de cada palavra deverá ser maiúscula, separada por ponto (.), organizadas por ordem alfabética. Caso a palavra-chave seja um nome composto, só a primeira letra da primeira palavra deverá ser maiúscula.

ATENÇÃO: A página inicial do manuscrito e as demais páginas NÃO devem conter informações de nomes e filiação do(s) autor(es). O arquivo enviado deve estar anônimo, para garantir o Doble-blindpeer review. Todas as informações de autoria (nome, filiação, e-mail, etc) devem ser cadastradas durante a submissão do manuscrito nos metadados. Consulte o link "Submissão passo a passo" para informações.

** O trabalho submetido não pode ter sido publicado em outra revista com o mesmo conteúdo, exceto na forma de resumo em Eventos Científicos, Nota Prévia ou Formato Reduzido.

*** As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

TEXTO:

  • ENCAMINHAMENTO DOS TEXTOS: Os textos devem ser submetidos através da página da revista em formato DOC ou DOCx conforme sua seção específica https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/submission/wizard. Obs: Em caso de números/chamadas especiais, se deverá levar em conta Edital específico.  
  • LÍNGUAS: Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês. Devem ter título e resumo na língua original e abstract, sendo obrigatório resumo/português em caso de artigo estrangeiro.
  • TEXTO em programa Microsoft Word, papel formato A4, fonte Arial, tamanho 12. Margens superior/inferior: 2,5cm e à direita/esquerda 3.0cm. Sem espaços entre parágrafos, que deverão ser indentados na primeira linha (1cm) e justificados. Um espaço para passar a cada nova seção principal. E sem espaço entre texto e subseções.
  • SEÇÕES DO TEXTO: Em caso de Artigos baseados em pesquisas sugere-se estruturá-los em: "Introdução", "Objetivos", "Percurso Metodológico", "Resultados", "Discussão", "Limitações do Estudo", "Considerações Finais", "Referências".   

**Para as demais categorias de artigo, admite-se maior liberdade de variação de estrutura, respeitando-se o estilo de redação empregado pelos autores;

  • Os itens de seção principais da estrutura do manuscrito deverão ter seus títulos em letras maiúsculas e em negrito e caixa alta. Usar numeração para as seções (sem ponto após o número).  Ex:  1 INTRODUÇÃO 
  • Os sub-itens de seção (subseções) deverão ser destacados em negrito, com a primeira letra da palavra inicial maiúscula e o restante em letras minúsculas e sem espaçamento entre subseções e texto.

OBS: Para maiores esclarecimentos sobre a numeração progressiva das seções de um documento, clique aqui: NBR 6024                                                                                                  

  • ABREVIATURAS: A designação por extenso e completa à qual se refere uma abreviatura deve preceder a primeira ocorrência desta no texto, a menos que se trate de uma unidade de medida padrão.
  • CITAÇÕES literais devem apresentar, além da fonte, número(s) da(s) página(s) onde está contida. Citações com mais de 40 palavras devem ser colocadas à parte e indentadas. Maiores detalhes sobre citações no texto, encontre em UFSC citação e NBR 10520
  • NOTAS DE RODAPÉ: Utilizar o comando do programa, com numeração arábica crescente.
  • ÊNFASE no texto: em itálico.

***A colaboração individual dos manuscritos com mais de um autor deve ser especificada já no processo de submissão, obedecendo às deliberações do International Committee of Medical Journal Editors, disponíveis em www.icmje.org.

  • São permitidos agradecimentos às instituições, agências de fomento e/ou pessoas que colaboraram que tenham colaborado intelectualmente para o artigo, mas que não se enquadrem nos critérios de autoria referidos no item anterior.
  • Os "Agradecimentos", se pertinentes, devem constar entre os itens "Considerações Finais" e "Referências Bibliográficas".

 

REFERÊNCIAS:

Utilizam-se as normas gerais atualizadas da ABNT, obedecendo aos modelos das seções 7 e 8 da NBR 6023/2018. Acesse ABNT NBR 6023/2018

  a) As REFERÊNCIAS são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo.

  b) Nome inicial de citação dos autores (geralmente último sobrenome) em letras maiúsculas, seguido dos nomes completos. Separar autores por ponto e vírgula.

 c) Obras sem indicação de autoria ou de responsabilidade: o elemento de entrada é o próprio título, primeira palavra em letras maiúsculas, excluindo artigos definidos e indefinidos. Usar itálico para o título, exceto em caso de artigos de periódicos, quando o título do artigo deve ser em corpo normal e o do periódico em itálico. OBS.: Os conceitos e opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de responsabilidade dos autores.

EXEMPLOS DE CITAÇÕES DE REFERÊNCIAS

a) Livro: FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 36-50.

b) Livro traduzido: ALEXANDER, Franz G.; SELESNICK, Sheldon T. História da psiquiatria. Uma avaliação do pensamento e da prática psiquiátrica desde os tempos primitivos até o presente. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1980.

c) Capítulo em livro: ARAÚJO, Guaracy. Foucault e a prática. In: PASSOS, Izabel Cristina Friche.Poder, normalização e violência: incursões para a atualidade., p. 75-81. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008 - (Coleção Estudos Foucaultianos).

d) Artigo em periódico: BRANT, Luiz Carlos; MINAYO-GOMEZ, Carlos. Manifestação do sofrimento e Resistência ao adoecimento na gestão do trabalho. Saúde e Sociedade, 18 (2): 237-47. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo/Associação Paulista de Saúde Pública, Abr.-Jun. 2009.

e) Dissertações e outros trabalhos de conclusão: ECKERDT, Neusa da Silva.Sofrimento psíquico da mulher: um estudo com profissionais de saúde do município de Florianópolis. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 70 p.

CASOS NÃO ESPECIFICADOS, VERIFIQUE EM: ABNT NBR 6023/2018

 

  • MATERIAL ILUSTRATIVO compreende:

a) TABELAS (elementos demonstrativos como números, medidas, percentagens, etc). 

b)QUADROS (elementos demonstrativos com informações textuais). OBS: TABELAS e QUADROS no mesmo programa utilizado na confecção do artigo (Microsoft Word). 

c)GRÁFICOS- demonstração esquemática de um fato e suas variações. Podem ser apresentados também em programa Microsoft Excel. 

d) FIGURAS- desenhos, mapas, diagramas, fluxogramas ou fotografias. Devem ser salvos preferencialmente no programa Corel Draw. Alternativamente, nos formatos TIFF, JPG, PG, EPS ou BMP. Estes formatos de imagem podem prejudicar a qualidade do resultado. Nestes formatos salvar em maior resolução.

  • TODO MATERIAL ILUSTRATIVO deve, a princípio, ser colocado no corpo do texto, seguindo-se à sua citação. (Aceita-se a colocação ao final do artigo caso o autor assim prefira por motivo estilístico). SEGUINDO-SE AS INSTRUÇÕES

1. IDENTIFICAÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES: na parte superior, precedida da palavra designativa do tipo de ilustração, seguida de seu número de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. A FONTE deve aparecer na parte inferior com data. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme projeto gráfico.

2. O NÚMERO DE MATERIAIS ILUSTRATIVOS deve ser de, no máximo, cinco (5) por texto, salvo exceções referentes a artigos de sistematização de áreas específicas, quando deverá haver negociação prévia entre editor e autor.                                                                                                                                       

**Apesar da estrutura básica adotada pela CBSM, será respeitado o estilo de redação de cada autor, desde que contemple essencialmente os itens anteriormente mencionados.

OBS: Se houver a necessidade de dimensões maiores ou menores, no processo de editoração haverá alteração para as referidas dimensões.

 

PROCEDIMENTOS ÉTICOS:

O texto deve explicitar conformidade com os princípios contidos na Resolução CNS 196/96.

Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos: Uma pesquisa eticamente justificável precisa respeitar o participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa, por intermédio de manifestação expressa, livre e esclarecida. A pesquisa deve ser submetida a seu respectivo Comitês de Ética, que acompanha e aprova os projetos, avaliando e opinando sobre os problemas éticos, jurídicos, científicos e sociais pertinentes. Este documento do comitê deverá ser anexo como suplemento da submissão.

 

OBSERVAÇÕES: 

  • Os Direitos Autorais (Copyright) dos artigos publicados nesta revista pertencem ao periódico. Em virtude da natureza de Acesso aberto (Open Access) da CBSM, os artigos são de uso gratuito, com devida referenciação, para uso privado ou em aplicações educacionais e não-comerciais.
  • Não são aceitas submissões em formato PDF ou similares. 
  • A presença da autoria no arquivo enviado anula imediatamente a submissão. 
  • Todos os artigos passarão, incialmente, por uma avaliação inicial de triagem, onde serão verificadas as diretrizes indicadas acima, podendo ser invalidadas por qualquer não cumprimento dos critérios indicados.

 

CASOS NÃO ESPECIFICADOS E OUTRAS DÚVIDAS, VERIFIQUE EM: Procedimento para apresentação de artigos científicos em periódico e Tutorial para formatação de trabalhos acadêmicos em Word