Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as diretrizes curriculares nacionais e a reforma psiquiátrica

Conteúdo do artigo principal

Larissa Arbués Carneiro
Celmo Celeno Porto

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de saúde orientam a formação para as necessidades sociais de saúde e para o Sistema Único de Saúde.  Na saúde mental adotou-se o modelo da Reforma Psiquiátrica, baseado na atenção biopsicossocial e em uma rede de serviços abertos e comunitários. Este artigo buscou descrever o tema da saúde mental na formação dos profissionais a partir dos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional em duas universidades de Goiânia-GO. As fontes de dados foram: matriz curricular dos cursos, programas de disciplinas de saúde mental e questionários com os docentes da área. Pela caracterização do tema nos currículos, cenários de prática, métodos de ensino e conteúdos adotados observou-se que no contexto das disciplinas há uma incipiente, mas importante, aproximação com s princípios da Reforma Psiquiátrica e das Diretrizes Curriculares Nacionais com a coexistência de mensagens dos modelos biomédico e biopsicossocial, com ênfase no primeiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARNEIRO, . A.; PORTO, . C. Saúde mental nos cursos de graduação: interfaces com as diretrizes curriculares nacionais e a reforma psiquiátrica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 150–167, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i14.68544. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68544. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Larissa Arbués Carneiro, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, especialista em Comunicação e Saúde pela Fiocruz, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás e doutoranda neste mesmo programa. Psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Celmo Celeno Porto, Universidade Federal de Goiás

Médico cardiologista. Professor Emérito da Faculdade de Medicina de UFG. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.