Estudos em saúde mental e seus efeitos de governo sobre a loucura

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo
Tacinara Nogueira Queiroz
Juliana Leite Silva Ramos

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de resumos, publicados num Encontro Nacional de Psicologia, que enfocavam a loucura nos estudos em saúde mental. Entendendo a relevância desse encontro para a construção do ensino, da pesquisa e da atuação em psicologia e nas demais ciências sociais, realizou-se análise dos resumos à luz do conceito de governamentalidade. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, sendo trabalhados nove resumos, seguindo a proposta foucaultiana de análise do discurso. A análise do material demonstrou que a legitimação do saber cientifico vem servir como uma das ferramentas utilizadas no governo da população. Ao desinstitucionalizar o hospital psiquiátrico, e eleger outros, como os CAPS, os discursos sustentaram outros campos de saberes, questionando o saber médico-hospitalar; ao mesmo tempo, reafirmaram o modelo fisicalista, reiterando a proposta higienista que constrói a psiquiatria. Outro resultado apontou que a instituição familiar foi utilizada nos discursos como uma das tecnologias que sustentam o governo da população. Ao analisar os resumos, foram observados os discursos que os sustentavam como tal, seus possíveis endereçamentos; as regulações e regras dos discursos que foram produzidas, aparentemente dispersas, modularam conceitos, teorias, legitimaram campos de saberes, construíram versões de verdade, elas possibilitaram usos estratégicos dos enunciados, os quais aparentavam ser contraditórios, mas também possibilitavam a entrada na Maioridade e/ou a permanência na Menoridade dos “sujeitos da loucura”.

Detalhes do artigo

Como Citar
FIGUEIRÊDO, Alessandra Aniceto Ferreira; QUEIROZ, Tacinara Nogueira; RAMOS, Juliana Leite Silva. Estudos em saúde mental e seus efeitos de governo sobre a loucura. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 25–39, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v5i12.68561. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68561. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - UFPE e do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria - UFPB.

Tacinara Nogueira Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com linha de pesquisa em Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas. Integrante do Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (Lab-ESHU) na UFPE.

Juliana Leite Silva Ramos, Prefeitura municipal de São José do Espinharas - Paraíba

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde.