Apoio Matricial e Integralidade na Atenção Primária à Saúde

Conteúdo do artigo principal

Maria Lidiany Tributino de Sousa
Luís Fernando Tófoli

Resumo

O presente artigo objetivou avaliar o Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde de Sobral, Ceará, na perspectiva da Integralidade. Considerou-se a fala dos gestores, profissionais das equipes locais e das equipes multiprofissionais, apoiadores matriciais, usuários e agentes comunitários de oito Centros de Saúde da Família. A pesquisa envolveu análise documental, observação sistemática, entrevistas e grupos focais. As categorias de análise surgiram do indicador “Percepções sobre integralidade e Apoio Matricial”, através do qual se buscou a compreensão dos participantes acerca da Integralidade e as potencialidades do Apoio Matricial para um cuidado integral à saúde mental na Atenção Primária. O Apoio Matricial apareceu nas falas como possibilidade de integralidade pelo intercâmbio de saberes, pelo ganho de maior autonomia dos profissionais em relação ao acompanhamento e dos usuários com relação ao seu cuidado. Sobral, com sua forma de organização em rede, apresenta-se como cenário de possibilidades do cuidado em saúde mental de forma integral, considerando sua composição por diferentes atores e diferentes modos de se promover saúde.

Detalhes do artigo

Como Citar
TRIBUTINO DE SOUSA, Maria Lidiany; TÓFOLI, Luís Fernando. Apoio Matricial e Integralidade na Atenção Primária à Saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 47–70, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68572. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68572. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Maria Lidiany Tributino de Sousa, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia

Psicóloga, mestre em Saúde da Família pela UFC-Campus Sobral. Tutora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - EFSFVS.

Luís Fernando Tófoli, Professor adjunto do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral.

Professor adjunto do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral.