Musicoterapia como recurso terapêutico para a saúde mental

Conteúdo do artigo principal

Yzy Maria Rabelo Câmara
Maria dos Remédios Moura Campos
Yls Rabelo Câmara

Resumo

Introdução: Esta pesquisa é resultante do desejo de compreender o quanto a atividade de Musicoterapia Som Saúde, realizada por 08 anos em uma unidade de internação feminina do Hospital de Saúde Mental de Messejana, impactou na vivência diária de pacientes internadas portadoras de sofrimento psíquico. Metodologia: Os sujeitos foram 10 usuárias com idades a partir de 13 anos. Os critérios de inclusão deveram-se à aceitação voluntária após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (COMEPE/UFC – 214/09). O local foi a Unidade de Internação Feminina II. O método escolhido foi Narrativas e os instrumentos foram diários de campo e entrevistas semiestruturadas, realizadas durante o período de outubro de 2011 a fevereiro de 2012. Resultados: Os benefícios foram sentimento de acolhida, escuta atenciosa, espaço para externalizar emoções como choro, raiva, tristeza, alegria e sentimento de relaxamento. Foi constatada ainda através das narrativas, redução de dores emocionais (expressas de modo somatizado), como também de quadros de agitação, agressividade e melhoria no relacionamento interpessoal durante as atividades de Musicoterapia Som Saúde, não se restringindo seus benefícios apenas ao tempo das vivências com musicalização, mas inclusive nos momentos posteriores. Conclusão: Enquanto intervenção de baixo custo, não invasiva, não medicamentosa e seguindo a premissa não asilar da Reforma Psiquiátrica, a vivência da Musicoterapia Som Saúde representa um recurso promotor de redução do estresse, no instante em que esta prática terapêutica alivia dores psíquicas a partir do espaço lúdico de valorização da fala das usuárias e de suas escolhas de forma dinâmica, divertida e terapêutica.

Detalhes do artigo

Como Citar
CÂMARA, Yzy Maria Rabelo; CAMPOS, Maria dos Remédios Moura; CÂMARA, Yls Rabelo. Musicoterapia como recurso terapêutico para a saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 94–117, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v5i12.68599. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68599. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Yzy Maria Rabelo Câmara, Hospital de Saúde Mental de Messejana

Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. É pós-graduada na área da saúde com Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e com o Latu Sensu em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará, assim como também é especialista na área organizacional, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Psicóloga Clínica (abordagem Humanista eTerapeuta Integrativa) em consultório e em Unidade de Internação Feminina do Hospital de Saúde Mental de Messejana. Tem experiência com ensino de disciplinas de Graduação e Pós-graduação em mais de 20 municípios do Ceará, ministrando as disciplinas de: Psicologia da Educação I (Infância e Adolescência), Psicologia da Educação II (Problemas de Aprendizado),Educação Especial, Psicologia Organizacional, Chefia e Liderança, Recursos Humanos I e II, Cultura Organizacional e Consultoria em Gestão de Recursos Humanos. É tutora da Disciplina de Psicologia da Aprendizagem e da Adolescência (PDAA), na modalidade de Educação à Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB / UFC e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Cursos, sistema AEE/UFC Virtual. Por três anos foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, apresentado seus trabalhos em vários eventos de Pesquisa da cidade de Fortaleza, tendo participado de cursos diversos como ouvinte. Membro da Cooperativa de Psicólogos do Estado do Ceará - COOPSIC.

Maria dos Remédios Moura Campos, Hospital de Saúde Mental de Messejana

Psicóloga, Musicoterapeuta, Especialista em Terapias INtegrativas e Complementares

Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela

Graduação em Letras, Mestrado em Letras. Doutoranda em Filologia.