Ensino e produção científica no campo psiquiátrico de Minas Gerais / Education and scientific production in the psychiatric field in Minas Gerais

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Maristela Nascimento Duarte

Resumo

Este artigo trata,principalmente, da formação de médicos na especialidade de Psiquiatria Destaca a contribuição do ensino e da pesquisa realizada por agentes nos hospitais públicos através da produção e reprodução de concepções e práticas psiquiátricas no tratamento e assistência a doença mental, em Minas Gerais. De acordo com a filiação acadêmica e ideológica dos agentes pode-se identificar os psiquiatras e outros profissionais da área de saúde mental distribuídos em diversos grupos. No campo psiquiátrico mineiro são identificados aqueles agentes, que dada a sua autoridade científica, foram capazes de impor estratégias políticas e científicas para a conservação, sucessão e subversão de uma determinada concepção/conceito/teoria/ paradigma e das práticas na condução e consolidação do campo psiquiátrico. Esses elementos são importantes para entender como se processava a produção e reprodução do conhecimento que determinaram, por algum período, a heteronomia do campo e, posteriormente, possibilitaram, em certa medida, a autonomia do campo psiquiátrico, culminando no processo de Reforma Psiquiátrica, em 1979.

ABSTRACT:This article mainly concerns the formation of physicians in the specialty of Psychiatry. It highlights the contribution of teaching and research conducted by agents in the public hospitals through the production and reproduction of concepts and psychiatric practices in the treatment and assistance of mental illness, in Minas Gerais. According to the academic and ideological affiliationof the agents, the area of the psychiatrists and other mental health professionals distributed in various groups can be identified. In the psychiatric field in Minas Gerais those agents are identified, who given their scientific authority, were capable of imposing political and scientific strategies for the conservation, succession and subversion of a specific conception/conceept/ theory / paradigm and of the practices in the conduction and consolidation of the psychiatric field. Those elements are important to understand how the production and reproduction of knowledge that determined for some period, the heteronomy of the field, was processed, and later enabled to a certain extent, the autonomy of the psychiatric field, culminating in the Psychiatric Reform process, in 1979.

KEYWORDS:Psychiatrist training. Teaching and scientific production of psychiatrists and mental health professionals.Concepts and psychiatric practices psychiatric ieldin Minas Gerais

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Como Citar
DUARTE, Maristela Nascimento. Ensino e produção científica no campo psiquiátrico de Minas Gerais / Education and scientific production in the psychiatric field in Minas Gerais. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 33–51, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v4i9.68689. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68689. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos originais