Prevalência de sintomas depressivos em estudantes universitários

Conteúdo do artigo principal

Laressa Krefer
Stela Adami Vayego

Resumo

A depressão é um transtorno do humor, causada não por um agente etiológico, mas por múltiplos fatores determinantes, principalmente sociais. Suas manifestações podem ser tanto psicológicas e comportamentais – como desânimo, apatia, pessimismo – e somáticas - como perda de apetite e insônia. De acordo com a OMS, a depressão tende a se tornar a doença que causará mais perdas à vida humana no mundo nos próximos anos. As dificuldades da vida acadêmica tornam os estudantes universitários um grupo vulnerável ao transtorno da depressão. A prevenção é uma medida para evitar o aparecimento ou agravamento dessa doença. Ela pode ser feita ao se detectar precocemente sintomas depressivos por meio de instrumentos validados. Este estudo tem por objetivo verificar a ocorrência de sintomas depressivos em alguns estudantes da UFPR. Os dados foram coletados via internet no período de abril a dezembro de 2012. Após aceitarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), 181 estudantes da UFPR responderam à pesquisa, sendo 42% da Psicologia, 11% da Medicina, 22% da Letras e 25% da Nutrição, com idades entre 17 e 52 anos. Entre os alunos, 26,52% apresentaram sintomas que foram classificados como depressão grave, 34,25% depressão moderada, 24,31% depressão leve e 14,92% apresentaram sintomas mínimos de depressão ou nenhum sintoma.  A prevalência de sintomas depressivos entre estudantes do sexo feminino foi de 85,71% e 81,82% entre os estudantes do sexo masculino. A variável renda apresentou associações positivas significativas (p-valor = 0,0185) com o escore obtido no IDB.

Detalhes do artigo

Como Citar
KREFER, L.; VAYEGO, S. A. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes universitários. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 170-181, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i28.68838. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68838. Acesso em: 9 ago. 2022.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Laressa Krefer, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica de Psicologia  e bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no Projeto de Formação Complementar em Matemática PICME  da Universidade Federal do Paraná.

Stela Adami Vayego, Universidade Federal do Paraná

Profa Dra do departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná.