Prevalência de sintomas depressivos em estudantes universitários

Autores

  • Laressa Krefer Universidade Federal do Paraná
  • Stela Adami Vayego Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Depressão, Saúde mental do estudante, IDB.

Resumo

A depressão é um transtorno do humor, causada não por um agente etiológico, mas por múltiplos fatores determinantes, principalmente sociais. Suas manifestações podem ser tanto psicológicas e comportamentais – como desânimo, apatia, pessimismo – e somáticas - como perda de apetite e insônia. De acordo com a OMS, a depressão tende a se tornar a doença que causará mais perdas à vida humana no mundo nos próximos anos. As dificuldades da vida acadêmica tornam os estudantes universitários um grupo vulnerável ao transtorno da depressão. A prevenção é uma medida para evitar o aparecimento ou agravamento dessa doença. Ela pode ser feita ao se detectar precocemente sintomas depressivos por meio de instrumentos validados. Este estudo tem por objetivo verificar a ocorrência de sintomas depressivos em alguns estudantes da UFPR. Os dados foram coletados via internet no período de abril a dezembro de 2012. Após aceitarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), 181 estudantes da UFPR responderam à pesquisa, sendo 42% da Psicologia, 11% da Medicina, 22% da Letras e 25% da Nutrição, com idades entre 17 e 52 anos. Entre os alunos, 26,52% apresentaram sintomas que foram classificados como depressão grave, 34,25% depressão moderada, 24,31% depressão leve e 14,92% apresentaram sintomas mínimos de depressão ou nenhum sintoma.  A prevalência de sintomas depressivos entre estudantes do sexo feminino foi de 85,71% e 81,82% entre os estudantes do sexo masculino. A variável renda apresentou associações positivas significativas (p-valor = 0,0185) com o escore obtido no IDB.

Biografia do Autor

Laressa Krefer, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica de Psicologia  e bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no Projeto de Formação Complementar em Matemática PICME  da Universidade Federal do Paraná.

Stela Adami Vayego, Universidade Federal do Paraná

Profa Dra do departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

KREFER, L.; VAYEGO, S. A. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes universitários. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 170-181, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68838. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos originais