O suicídio no campo da Psicologia: análise das metodologias dos estudos disponíveis na base de dados Scielo

Conteúdo do artigo principal

Milena Fiorim de Lima Lemos
Andréia Mansk Boone Salles
http://orcid.org/0000-0001-8164-3849

Resumo

O suicídio é considerado um ato intencional para dar fim a própria vida e está associado a diversos fatores, como os biológicos, sociais, ambientais e os relacionados à própria história do indivíduo. Tendo em vista o número de suicídios e uma necessidade de organização das informações disponíveis sobre o fenômeno, o objetivo do presente artigo foi analisar as metodologias dos estudos sobre suicídio no campo da psicologia em artigos disponíveis na base SciELO Brasil até 2012. Foram revisados 43 artigos. Os resultados indicam que a partir do ano de 2000 os estudos estão sendo produzidos com mais frequência e a maioria dos autores pesquisados não têm dado continuidade no desenvolvimento do tema. Algumas pesquisas pontuam a importância da prevenção e do tratamento adequado de transtornos mentais e comportamentais como estratégia de redução dos índices de suicídio. As análises são eminentemente quantitativas-descritivas. Alguns artigos propõem unificar as diversas dimensões do suicídio (individual, social, antropológica, e aspectos epidemiológicos) para conhecê-lo melhor e enfatizam a importância do estudo de materiais produzidos pelos próprios suicidas (notas suicidas). Concluímos que metodologicamente ainda resta uma série de desafios para a compreensão do suicídio.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEMOS, Milena Fiorim de Lima; SALLES, Andréia Mansk Boone. O suicídio no campo da Psicologia: análise das metodologias dos estudos disponíveis na base de dados Scielo. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 23, p. 84–104, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i23.68840. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68840. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Milena Fiorim de Lima Lemos

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Psicóloga.

Andréia Mansk Boone Salles, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia (Master of Arts in Practice Based Play Therapy, Canterbury Christ Church University, Inglaterra – diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro), psicóloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.