A violência que interroga a rede de saúde mental a partir da visão dos seus conselhos profissionais

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Castelo Valadares
Edinilsa Ramos de Souza

Resumo

Investigamos percepções de representantes de cinco Conselhos Profissionais acerca da inserção do tema da violência enquanto objeto de intervenção das práticas de seus pares na área da saúde mental a partir da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (PNRMAV). Adotamos os referenciais da pesquisa qualitativa, para compreender e contextualizar os sentidos atribuídos ao fenômeno violência e a atenção dos profissionais de saúde nesses casos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP 05), Medicina (CREMERJ), Enfermagem (COREN-RJ), Serviço Social (CRESS RJ 7ª região), e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 2). Identificamos concepções sobre violência semelhantes à definição da PNRMAV, entendida como fenômeno social complexo que impacta a saúde física e mental das vítimas, expressa nas violências física, sexual, psicológica, negligências e privações. O tema é presente no debate e orientação das categorias profissionais estudadas, bem como nos cursos de graduação, no entanto a PNRMAV ainda é pouco conhecida. Concluímos que falta uma maior apropriação destes órgãos quanto a PNRMAV, e em especial no âmbito da atenção a saúde mental, as questões relacionadas à desinstitucionalização e ao suicídio são mais facilmente identificadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
VALADARES, Fabiana Castelo; SOUZA, Edinilsa Ramos de. A violência que interroga a rede de saúde mental a partir da visão dos seus conselhos profissionais. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 95–116, 2015. DOI: 10.5007/cbsm.v7i16.68846. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68846. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Fabiana Castelo Valadares, Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública - Centro Latino-Americano de Estudo de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ)

Graduada em Psicologia pelo Unicentro Newton Paiva (2001), Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2013). Atuou como psicóloga na equipe técnica de intervenção na Casa de Saúde Doutor Eiras Paracambi promovendo ações direcionadas a implementação da Reforma Psiquiátrica no município e articulação com a Rede de Atenção Psicossocial da Baixada Fluminense e Capital. Desde 2008 compõe a equipe de pesquisadores colaboradores do Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ) onde desenvolve estudos e pesquisas no âmbito da saúde pública.