“Com qual somatização eu vou?” Percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde de Cacoal - RO

Conteúdo do artigo principal

Edite Dias de Lima
Cleber Lizardo de Assis

Resumo

Analisa-se as percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde da Cacoal – RO. Trata-se de pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada aplicadas a 07 profissionais de saúde e tratadas pela Análise de Conteúdo, na categorias: Relação mente-corpo, Frequência e Procedimento diante de doenças psicossomáticas, e Interdisciplinaridade em doenças psicossomáticas. Resulta-se existir entre os profissionais uma percepção sobre a interação entre mente e corpo, o que exige considerar esses aspectos nos tratamentos de doenças relacionadas ao psíquico e somático; uma grande frequência e diversos tipos de doenças psicossomáticas em suas práticas especializadas e grande demanda em tratar tais doenças de uma forma interdisciplinar. Conclui-se que a complexidade interacional entre corpo e mente exige uma concepção e prática diferenciadas de atuação interdisciplinar pelos profissionais, posto que se deparam com uma grande frequência e tipos de fenômenos psicossomáticos em suas especialidades.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Edite Dias de; LIZARDO DE ASSIS, Cleber. “Com qual somatização eu vou?” Percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde de Cacoal - RO. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 83–97, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i22.68847. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68847. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Cleber Lizardo de Assis, UNESC-RO; USAL-AR

Psicólogo;Mestre em Psicologia; Doutorando em Psicologia; Docente da UNESC-RO; Pesquisador-coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Psicossociais Regionais/UNESC/PUCMG