O Caso dos Frigoríficos: Contribuições da Fenomenologia Existencialista e da Psicodinâmica do Trabalho para refletir sobre a Deficiência Física Adquirida

Conteúdo do artigo principal

Andréa Luiza Luiza da Silveira
Álvaro Roberto Crespo Merlo

Resumo

Procuramos problematizar a condição do trabalhador do setor de abate e beneficiamento de carnes que adquire uma deficiência física pelo trabalho, discutindo teoricamente o conceito de corporeidade mediante as contribuições da fenomenologia existencialista e da psicodinâmica do trabalho. Objetivando analisar o problema que nos colocamos, utilizamos os dados provenientes de pesquisas e de sistemas do Estado tais como: a) o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) de 2010; b) o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2010 e; c) o censo de 2000 do IBGE, bem como, da nossa inserção em atividades promovidas pelo sindicato da categoria, através da observação participante. Então, apesar da observação participante provocar a problematização sobre a ocorrência da deficiência física adquirida pelo trabalho não é possível saber, se a deficiência está relacionada ao trabalho, qual é essa deficiência, qual sua relação com o trabalho por tipo de atividade e assim por diante. Desta forma, ao recorrermos aos dados dos sistemas de Estado e as pesquisas observamos faltarem estudos epidemiológicos que caracterizem a aquisição da deficiência física adquirida pelo trabalho. Neste sentido, lançamos a hipótese de que tal questão pode estar socialmente invisível decorrendo na inviabilidade da construção de políticas públicas. Portanto, nossas análises indicam a necessidade de continuarem-se as pesquisas sobre a relação entre funcionalidade, deficiência e desvantagens físicas e trabalho.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVEIRA, Andréa Luiza Luiza; CRESPO MERLO, Álvaro Roberto. O Caso dos Frigoríficos: Contribuições da Fenomenologia Existencialista e da Psicodinâmica do Trabalho para refletir sobre a Deficiência Física Adquirida. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 1–20, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68917. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos originais