A democratização das relações de trabalho através da metodologia de Apoio Institucional às equipes de saúde inseridas no Sistema Prisional do Rio Grande do Sul

Conteúdo do artigo principal

Águida Luana Veriato Schultz
Aline Mattos Fuzinatto
Lairton Bueno Martins
Renata Maria Dotta Panichi

Resumo

O apoio institucional é uma ferramenta que promove um espaço coletivo de articulação entre gestão e cuidado visando inovar o fazer de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde. A partir da expansão de Equipes de Atenção Básica (EABp)  inseridas no sistema prisional no Estado do Rio Grande do Sul ampliou-se o acesso à saúde da população privada de liberdade. Em três anos o número de EABp  cresceu de oito (2010) para 22 (2013) no RS. Considerando a expansão do número de EABp e a necessidade de um novo processo de organização de trabalho em saúde no sistema prisional, emergiu a constituição de um espaço de escuta, reflexão, interlocução, validação do processo de trabalho que já vem sendo realizados pelas equipes e seu monitoramento e avaliação. A Gestão Estadual de Saúde Prisional (GESP-RS) aposta no apoio institucional enquanto dispositivo para subsidiar a construção de diretrizes para a atuação das EABp no âmbito do SUS. Durante o primeiro semestre de 2013 foram promovidos encontros com os atores envolvidos nesse processo conjuntamente com os residentes de Saúde Mental Coletiva que tem como campo de formação em serviço a GESP-RS. Os encontros com essas equipes se organizaram a partir das macrorregiões de saúde do RS sendo realizados na Secretaria Estadual de Saúde. A primeira etapa do Apoio Institucional deu-se através da escuta e aproximação à realidade das EABp que permitiu o compartilhamento de experiências, bem como a articulação de novos dispositivos para a qualificação do processo de trabalho.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHULTZ, Águida Luana Veriato; FUZINATTO, Aline Mattos; MARTINS, Lairton Bueno; PANICHI, Renata Maria Dotta. A democratização das relações de trabalho através da metodologia de Apoio Institucional às equipes de saúde inseridas no Sistema Prisional do Rio Grande do Sul. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 165–166, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68951. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68951. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Resumos