Caminhos do Cuidado: formação em saúde mental na atenção básica

Conteúdo do artigo principal

Odete Messa Torres
Renata Pekelman
Angélica Bomm
Giulia Caruline Lima Costa
Andréia Silveira de Souza
Karina da Rosa Rosa
Luis Carlos Nunes Vieira de Vieira
Juliana de Bittencourt Escobar

Resumo

Apresenta-se o Projeto Caminhos do Cuidado: formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde (ACS), auxiliares e técnicos de enfermagem (ATEnf) da atenção básica. O projeto insere-se no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas – “Crack é Possível Vencer” –, articulado pela Casa Civil e monitorado pelo Ministério da Justiça, sob responsabilidade do Ministério da Saúde em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, Rede Colaborativa de Governo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fundação Osvaldo Cruz. Teve como meta a formação de 290.197 ACSs e ATEnfs. Propõe-se a promover espaços de Educação Permanente por meio de atividades presenciais e de Educação à Distância mediante o uso de material pedagógico produzido pela equipe nacional, para tutores e alunos, usando metodologias ativas de ensino-aprendizagem em oficinas de formação de orientadores e tutores nas cinco regiões do país, em todos os 27 estados e Distrito Federal. O projeto possui, nacionalmente, as Coordenações Executiva, Pedagógica, Acadêmica, de Infralogística e de Comunicação, assim como Equipes de Coordenação Macrorregionais, Acadêmica, de Comunicação, Educadores e Apoios Pedagógicos. Cada estado possui uma Coordenação Estadual e Apoios Estaduais, articulados em colegiados, com Secretarias Estaduais de Saúde, Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS e Secretarias Municipais de Saúde, o que permite a realização de turmas e a participação de seus servidores. Em um ano e meio de execução, o projeto atingiu sua meta, potencializando o debate da saúde mental na atenção básica e fortalecendo as Redes de Atenção Psicossociais.

Detalhes do artigo

Como Citar
TORRES, Odete Messa; PEKELMAN, Renata; BOMM, Angélica; COSTA, Giulia Caruline Lima; SOUZA, Andréia Silveira de; ROSA, Karina da Rosa; VIEIRA DE VIEIRA, Luis Carlos Nunes; ESCOBAR, Juliana de Bittencourt. Caminhos do Cuidado: formação em saúde mental na atenção básica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 77–96, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i19.69051. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69051. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Número Temático: A terapêutica e a natureza do terapêutico
Biografia do Autor

Odete Messa Torres, Universidade Federal do Pampa. Coordenação Pedagógica Projeto Caminhos do Cuidado.

Enfermeira (UFRGS). Doutora em Ciências da Saúde (UNIFESP). Mestre em Saúde Coletiva (UFBA). Especialista em Ativação Processos de Mudança na Formação Superior pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Professora Adjunta do Curso de Medicina e Coordenadora do Programa de Residência em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Coordenação Pedagógica Projeto Caminhos do Cuidado.

Renata Pekelman, Grupo Hospitalar Conceição. Coordenação Pedagógica Projeto Caminhos do Cuidado.

Médica (UFPEL). Mestre em Educação (UFRGS). Residência em Medicina Geral Comunitária (Hospital N. S. Conceição). Especialista em Medicina do Trabalho (UFRGS). Especialista em Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde (UFRGS). Grupo Hospitalar Conceição.

Angélica Bomm, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Psicóloca (URI).

Giulia Caruline Lima Costa, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Farmacêutica (UFRGS). Especialista em Saúde da Família.

Andréia Silveira de Souza, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Educadora Física (UFRGS). Especialista em Fisiologia do Exercicio (UFRGS). Residência em Saúde Mental Coletiva (ESP/RS). 

Karina da Rosa Rosa, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Asisitente Social (PUC). Residência Integrada em Saúde (GHC).

Luis Carlos Nunes Vieira de Vieira, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Fisioterapeuta (UCPEL). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Juliana de Bittencourt Escobar, Núcleo Pedagógico do Projeto Caminhos do Cuidado

Psicóloga (UFRGS). Residência Integrada em Saúde, ênfase Saúde da Família e Comunidade (GHC). Mestranda do Programa de Psicologia Social e Institucional (UFRGS)