Funcionamento familiar e tentativa de suicídio em adolescentes

Conteúdo do artigo principal

Juliana Lourenço de Araújo Veras
Tatiana de Paula Santana da Silva
Cintia Tornisiello Katz

Resumo

Objetivou-se avaliar o funcionamento e o risco familiar sob a ótica dos adolescentes vítimas de tentativa de suicídio por envenenamento e seus responsáveis. Trata-se de um estudo do tipo série de casos, onde a amostra foi composta por 30 adolescentes de 10 a 19 anos de idade, com história de tentativa de suicídio e, os pais e/ou responsáveis que residiam com os adolescentes. Os dados foram coletados através de 4 instrumentos: formulário de dados sóciodemográficos, formulário de dados sobre as tentativas de suicídio, Critério de Classificação Econômica do Brasil (ABEP/2008) e a Escala de Avaliação da Adaptabilidade e Coesão Familiar. Em relação à avaliação do funcionamento familiar, a maioria dos adolescentes classificaram suas famílias como “desligadas” (83,3%), já os responsáveis como “separadas” (36,4%), na dimensão coesão. Na dimensão flexibilidade, os adolescentes classificaram suas famílias como “estruturadas” (40,0%) e os responsáveis como “caóticas” (45,5%). O risco familiar foi considerado médio entre os adolescentes (56,6%) e responsáveis (68,2%). Esses resultados forneceram uma representação inicial sobre o funcionamento familiar e a tentativa de suicídio, e remetem à importância da abordagem das relações familiares, por parte dos serviços de saúde no atendimento de adolescentes com comportamento suicida.

Detalhes do artigo

Como Citar
VERAS, Juliana Lourenço de Araújo; DA SILVA, Tatiana de Paula Santana; KATZ, Cintia Tornisiello. Funcionamento familiar e tentativa de suicídio em adolescentes. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 70–82, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i22.69090. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69090. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Juliana Lourenço de Araújo Veras, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Pós-graduada em enfermagem na área de emergência geral pelo Hospital da Restauração de Pernambuco na modalidade de residência(2007). Possui especialização em auditoria de sistemas de saúde (2006) e especialização em educação profissional na área de enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP da Fundação Oswaldo Cruz (2006). Mestre pelo programa de pós-graduação em Hebiatria da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP/UPE (2011) e Doutora pelo programa de pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (2015). Tem experiência docente nas áreas de urgência e emergência, unidade de terapia intensiva (UTI), fundamentos de enfermagem e enfermagem médico-cirúrgico. Atuou como professora auxiliar da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco. Atualmente é enfermeira da Unidade de Recuperação de Cirurgia Cárdio-torácica (URCT) do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco-Prof. Luis Tavares (PROCAPE) e enfermeira da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) onde atua em Saúde Pública.

Tatiana de Paula Santana da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Hebiatria (Saúde do Adolescente) pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Especialista em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Neuropedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA). Especialista em Psicopedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda(FUNESO). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Especialista em Motricidade Orofacial com ênfase em Disfagia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Foi docente convidada no Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). Foi docente convidada no Curso de Especialização em Ondontologia para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP-UPE). Foi professora convidada da Pós-Graduação em Educação Especial, Psicopedagogia e Gestão Educacional da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO), ministrando as disciplinas de: Neuropsicologia; Neuropsicologia da Educação e Introdução à Psicologia; Metodologia do Ensino Superior; Seminários em Monografia; Didática do Ensino Superior; Motivação; Educação e Inclusão. Possui também experiência no ensino das seguintes disciplinas: Epidemiologia, Anatomia Humana, Neuroanatomia,Mecanismos Neurofisiológicos da Dor, Oncologia, Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, Oratória, Sociologia, Ética e bioética e Distúrbios da Aprendizagem.

Cintia Tornisiello Katz, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Odontologia pela FOP/UNICAMP, Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (FOP/UPE) e Doutorado em Odontopediatria (FOP/UPE). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.