Inserção de um hospital-dia na rede de atenção em saúde mental

Conteúdo do artigo principal

César Augusto Trinta Weber
Mario Francisco Juruena

Resumo

Resumo - Objetivo: Descrever a inserção do Hospital-Dia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, na rede de atenção em saúde mental do Departamento Regional de Saúde XIII, no Estado de São Paulo. Método: Estudo de caso associado às técnicas da revisão documental. Foram visitadas 13 das 15 unidades de assistência que compõem a rede de saúde mental de Ribeirão Preto. Resultados: O Hospital-Dia é um dos equipamentos de saúde especializado na estrutura de saúde local e regional. O tratamento diferenciado entre os diversos serviços que referenciam o acesso para o Hospital-Dia é fator de tensão na gestão do sistema de saúde. A falta de diálogo articulado com e entre as equipes de saúde nos diferentes locais de assistência não permite o acompanhamento do itinerário terapêutico percorrido pelo paciente. Conclusões: A capacidade instalada do hospital-dia pode deixar dúvidas sobre o impacto produzido pela assistência realizada. As evidências da necessidade de ações que considerem a integralidade e a intersetorialidade, pela restrita comunicação entre os serviços e, a centralização dos atendimentos em um serviço especializado em saúde mental pode sugerir a fragilidade de uma rede de atenção em saúde mental.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
WEBER, César Augusto Trinta; JURUENA, Mario Francisco. Inserção de um hospital-dia na rede de atenção em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 55–69, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i22.69096. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69096. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

César Augusto Trinta Weber, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Pesquisador do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa em Estresse, Trauma e Doenças Afetivas (EsTraDA) - Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo.

Ex-Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital Sanatório Partenon da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758550E3

 

Mario Francisco Juruena, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Coordenador do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa em Estresse, Trauma e Doenças Afetivas (EsTraDA) e do Hospital Dia Psiquiatrico do HC-FMRP/USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP Universidade de São Paulo-USP. Professor Convidado do Instituto de Psiquiatria Depto. Psychological Medicine King's College - University of London.