Por uma reabilitação psicossocial com cidadania: perfil e situação de vida de egressos de internações psiquiátricas em Mato Grosso do Sul

Conteúdo do artigo principal

Renata Bellenzani
Pedro Junior Rodrigues Coutinho
Vitor Corrêa Detomini
http://orcid.org/0000-0002-2834-9525

Resumo

A escassez de informações sobre egressos de internações psiquiátricas - situação de saúde e vida - impossibilitam analisar sua reabilitação psicossocial, cujas definições variam quanto à ênfase na restauração do funcionamento prejudicado do indivíduo ou na promoção da cidadania. Objetivos: Quantificar pessoas de Paranaíba-MS, internadas (2008 a 2011) em um hospital psiquiátrico credenciado ao SUS; verificar as hipóteses diagnósticas atribuídas; comparar subgrupos (transtornos mentais gerais versus álcool/drogas) quanto a indicadores de reabilitação psicossocial e cidadania. Método: Estudo quantitativo descritivo: sistematização/análise de dados secundários; entrevistas estruturadas domiciliares com subamostra de egressos (56). Resultados: 306 pessoas, maioria homens, internadas no período - 68% dessas, uma vez. 50,3 % por transtornos de humor/orgânicos/psicóticos; 42,5% por síndromes (abstinência/dependência química). Embora a maioria dos entrevistados tivesse relativa autonomia, atividades sociais e acesso a serviços de saúde e medicamentos (inferior para os internados por álcool/drogas), a falta de cidadania do conjunto indica vulnerabilidade social por baixa renda, escolaridade e inserção no trabalho (41% renda pessoal até um salário mínimo; 53% analfabetos/ensino fundamental incompleto; 75% fora do mercado). A exclusão educacional e profissional foi maior entre os internados por abuso de álcool/drogas. 69,6% dos 56 declararam uso de substâncias - a maioria (41%) de múltiplas drogas (álcool/maconha/cocaína/crack). 35% dos egressos sem diagnósticos de síndrome de dependência/abstinência (transtornos mentais gerais) afirmaram uso de múltiplas drogas. Para efetiva reabilitação psicossocial necessita-se, além do cuidado médico, atenção psicossocial pós-alta, ações de redução de danos, políticas públicas intersetoriais de inclusão cultural, educacional e profissional, insuficientes na cidade pesquisada e no país. 

Detalhes do artigo

Como Citar
BELLENZANI, Renata; COUTINHO, Pedro Junior Rodrigues; DETOMINI, Vitor Corrêa. Por uma reabilitação psicossocial com cidadania: perfil e situação de vida de egressos de internações psiquiátricas em Mato Grosso do Sul. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 27, p. 01–33, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i27.69118. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69118. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Renata Bellenzani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado em Saúde Coletiva (Departamento de Medicina Preventiva-USP-2014), com Bolsa CAPES. Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (USP-2008), Especialista em Psicologia Clínica em Saúde da Mulher (UNICAMP-2003), Graduação em Psicologia (UFSCar-2002). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba (UFMS-CPAR). Atua nas disciplinas de Psicologia e Saúde I e II , Psicologia Social I e II , Psicologia e Processos Grupais, Estágio Básico I e II (pesquisa em Psicologia na interface com a Saúde Coletiva) e nas supervisões de Estágios Especializados que oferecem serviços e ações de Psicologia no SUS e na Saúde Coletiva (áreas: Rede de Atenção Psicossocial, Saúde Mental, DST/Aids, Atenção Primária-Estratégia Saúde da Família, Política Nacional de Humanização). Coordenadora-tutora do PET Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas - UFMS / Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba-MS (2011-2012). Pesquisadora do NEPAIDS/USP e do QUALIAIDS/USP, grupos de pesquisa do CNPQ/USP. Líder do grupo de pesquisa CNPQ/UFMS Políticas, Programas e Processos Comportamentais e Psicossociais em Saúde-PCEPsi. Áreas de atuação: Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Pesquisa em Psicologia, Ciências Humanas e Sociais em Saúde, Saúde Coletiva, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família, DST/Aids, Sexualidade, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente e Jovem, Saúde Mental, Violências e Direitos Humanos.

Pedro Junior Rodrigues Coutinho, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Mestrado em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), desenvolvendo pesquisa na área de psicologia da saúde, sexualidade masculina, disfunção sexual. Aprimoramento em Psicologia da Saúde na área de Cirurgia Geral e Urologia no Hospital de Base em São José do Rio Preto - SP. Graduação em Psicologia (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil - 2013). Coordenador e membro do CONCIES - Coletivo de Discussão e Trabalho em Saúde Mental e Humanização do SUS. Pesquisador grupo de pesquisa CNPQ/UFMS Políticas, Programas e Processos Comportamentais e Psicossociais em Saúde-PCEPsi. Áreas de atuação: Psicologia da Saúde, Pesquisa em Psicologia, Ciências Humanas e Sociais em Saúde, Sexualidade e Saúde Mental.

Vitor Corrêa Detomini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialização em Psicologia e Saúde pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Araçatuba; Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Paranaíba. É um dos coordenadores do Coletivo de Discussão e Trabalho em Saúde Mental e Humanização do SUS (CONCIES). Possui também graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2007) e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados (UFMS - 2006), e Especialização em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais na Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA - 2008).