Estética da existência: a arte recriando ética em saúde mental

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Semeraro de Alcântara Nogueira
José Jackson Coelho Sampaio
Soraia Cassiano Rodrigues

Resumo

Ética, estética, política e ciência. Ética do cuidado em saúde; Estética da existência; Política do cotidiano; Ciência intuitiva, implicada e crítica. Eis os aportes deste ensaio teórico atravessado pela Saúde Mental e Arte. Ele é apresentado a partir de reflexões e composições de práticas, concebido como possibilidade de conhecimento, aprendizagem e experimentação não representável da vida, mas produtora de vida. Seu objetivo é tensionar e expandir traçados das práticas de cuidado em saúde, expostos pela processualidade de atividades com arte, realizados num CAPS AD, da cidade de Fortaleza - CE, entre 2008 - 2010. Seu formato de apresentação indireto é uma estratégia fragmentária, visa ampliar aspectos subjetivos, lúdicos e culturais, realizando uma diluição e fusão entre o saber popular e o científico. Uma imagem-movimento com planos de linhas coexistentes, num espaço-tempo anunciador de liberdade, rigor e inventividade; com resistência ao conclusivo, linear, acabado e fixo.

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA, Alexandre Semeraro de Alcântara; SAMPAIO, José Jackson Coelho; RODRIGUES, Soraia Cassiano. Estética da existência: a arte recriando ética em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 27, p. 128–143, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i27.69208. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69208. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Alexandre Semeraro de Alcântara Nogueira

possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1997), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1992), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em narrativa, tradição oral e saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidado em Saúde, Saúde Mental, Arte, Substâncias Psicoativas, Intervenção Pública, Metodologia, Clínica Ampliada e Saberes Populares.

José Jackson Coelho Sampaio, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Reitor da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, saúde e trabalho, política e planejamento em saúde. 


Soraia Cassiano Rodrigues

Psicóloga, formada em 1996 e licenciada em 2006 pela Universidade Federal do Ceará, é especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Atua na área de saúde como psicóloga hospitalar no Hospital Distrital Gonzaga Mota, sendo servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde 2005. Atuou por dez anos em Psicologia Escolar e por oito anos no campo da saúde mental, na atenção e gestão de políticas de álcool e outras drogas, possuindo experiência na gestão de serviços de saúde. Trabalhou no desenvolvimento de projetos educativos e de incentivo ao protagonismo de crianças e adolescentes e de pessoas vulnerabilizadas ou em situação de risco, na área da assistência social e no terceiro setor.