Fotografia de carnaval: experimentos com a plasticidade da vida e da arte

Conteúdo do artigo principal

Karine Lima Verde Pessoa
Maria Goreth Rêgo Albuquerque
Francisco Paiva Filho
Juliano Moura da Cruz Soares
Natércia Cristina Siqueira Rios
Marta Lima Beleza

Resumo

A experiência artística e cultural tem sido frequentemente referenciada como um potente dispositivo de promoção da saúde e inclusão social. O presente relato versa sobre a participação de trabalhadores e usuários de um serviço de saúde mental em um bloco carnavalesco, bem como sobre o desdobramento dessa experiência e seu registro. Foram realizadas oficinas para elaboração e montagem de uma exposição fotográfica, em que foi produzida coletivamente uma narrativa visual acerca do vivido. Apresenta-se uma discussão sobre este dispositivo a partir de uma visão ampliada da clínica, o qual mostrou-se consoante com a luta viva da Reforma Psiquiátrica, apontando possibilidades para além do enquadre biomédico, na perspectiva da produção de vida.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA VERDE PESSOA, .; RÊGO ALBUQUERQUE, . G.; PAIVA FILHO, .; MOURA DA CRUZ SOARES, .; SIQUEIRA RIOS, . C.; LIMA BELEZA, . Fotografia de carnaval: experimentos com a plasticidade da vida e da arte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 175–189, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i20.69226. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69226. Acesso em: 2 out. 2022.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Karine Lima Verde Pessoa, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga (UFC); Gestalt-terapeuta; Mestre em Saúde Pública (UECE); Artista Pástica.

Maria Goreth Rêgo Albuquerque

Pedagoga (UNIFOR); Arte-terapeuta (Instituto Aquilae); Contadora de Histórias.

Francisco Paiva Filho

Enfermeiro (UECE); Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem (UECE); Doutorando em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem (UECE); Ator.

Juliano Moura da Cruz Soares

Psicólogo (UFC); Psicodramatista; Fotógrafo.

Natércia Cristina Siqueira Rios

Psicóloga (UNIFOR); Terapeuta Cognitivo-Comportamental (Unichristus); Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência (CTC VEDA-SP).

Marta Lima Beleza

Comerciante; Usuária do CAPS.