A delicadeza da inclusão social frente à estigmatização: experimentações intermediadas pela arte

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Andréa Damiana da Silva Elias
Flávio Alves de Oliveira
Cláudia Mara de Melo Tavares
Marcela Pimenta Muniz

Resumo

Este trabalho trata de uma reflexão que tem como objetivo apresentar a potência da cultura e da arte como dispositivos interventivos para a inclusão social. Teoricamente partimos da exclusão atravessados pelo estereótipo da loucura e da diferença, com o estigma de Goffman (2008), valorizamos o potencial criativo do homem com Ostrower (2014), mergulhamos na criticidade do teatro por meio de Boal (1996), e unimos artista e obra com o Parangolé de Oiticica (2010). Tendo como premissa experimentações inspiradas na Sociopoética de Gauthier (2012), perpassamos a busca pela percepção da singularidade daqueles que vivenciam o sofrimento psíquico e, sensibilizados pela arte, discutimos a funcionalidade das intervenções artísticas na derrubada dos muros interiores, que ainda na atualidade, tendem a ser impeditivos da inclusão social.

Detalhes do artigo

Como Citar
ELIAS, Andréa Damiana da Silva; DE OLIVEIRA, Flávio Alves; TAVARES, Cláudia Mara de Melo; MUNIZ, Marcela Pimenta. A delicadeza da inclusão social frente à estigmatização: experimentações intermediadas pela arte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 27, p. 102–113, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i27.69258. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69258. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Relato de experiência profissional ou de serviços
Biografia do Autor

Andréa Damiana da Silva Elias, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense

Flávio Alves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Cláudia Mara de Melo Tavares

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Marcela Pimenta Muniz, Universidade Federal Fluminense

Docente da Escola de Enfermagem da UFF