Habilidades psicossociais desenvolvidas pela família durante o crescimento e desenvolvimento de portadores de transtorno do espectro autista

Conteúdo do artigo principal

Clara de Cássia Versiani
Jordana Izabel Rodrigues de Oliveira
Mônica Danielle Souto Silva
Alessandra Ribeiro de Souza
João Marcus Oliveira Andrade

Resumo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que tem uma base biológica e não somente psiquiátrica. A mudança do DSM-IV para o DSM-V agrupou: Transtorno Autista, Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno de Asperger; Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra especificação. Não há mais subcategorias, todos agora são tratados como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo dessa pesquisa foi compreender a importância e necessidade do desenvolvimento de habilidades psicossociais pela família do portador de TEA. Foi realizada uma pesquisa com as famílias de autistas cadastradas no na APAE da cidade de Janaúba-MG. O método utilizado foi uma entrevista semiestruturada com três questões norteadoras. A entrevista foi gravada para depois ser transcrita na integra. Para a analise de dados utilizou-se a técnica de analise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados e a discussão desse estudo, as habilidades psicossociais desenvolvidas pelos familiares dessa pesquisa referem-se à necessidade de um cuidado especial ao individuo autista. Desde o nascimento dessa criança os esforços são multiplicados para cuidar dela. Conclui-se que Os pais atribuem sua capacidade psicológica de perceber as vontades de seus filhos, prevê e controlar situações e comportamentos, uma tarefa árdua e continua, em que não se pode desanimar. O atendimento multidisciplinar é considerado um apoio aos familiares, sendo efetivo na qualidade da intervenção aos autistas. 

Detalhes do artigo

Como Citar
VERSIANI, Clara de Cássia; DE OLIVEIRA, Jordana Izabel Rodrigues; SILVA, Mônica Danielle Souto; DE SOUZA, Alessandra Ribeiro; ANDRADE, João Marcus Oliveira. Habilidades psicossociais desenvolvidas pela família durante o crescimento e desenvolvimento de portadores de transtorno do espectro autista . Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69330. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Clara de Cássia Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros.

Jordana Izabel Rodrigues de Oliveira, Faculdades Santo Agostinho/FASA

Graduada em enfermagem das Faculdades Santo Agostinho/Montes claros.

Mônica Danielle Souto Silva, Faculdades Santo Agostinho/FASA.

Graduada em enfermagem das Faculdades Santo Agostinho/Montes claros.

Alessandra Ribeiro de Souza, Faculdades Santo Agostinho/FASA.

Graduada em enfermagem das Faculdades Santo Agostinho/Montes claros.

João Marcus Oliveira Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros e Faculdades Santo Agostinho/FASA.

Doutor em Ciências da Saúde. Professor do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenador do Curso de Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho/FASA.