A violência doméstica e a procura pelo sistema de justiça sob a ótica dos direitos humanos e da perspectiva de gênero

Conteúdo do artigo principal

Bruna Adames
Aline Pozzolo Batista

Resumo

A violência contra as mulheres é um fenômeno de grande relevância social, que se manifesta cotidianamente nas mais diversas configurações. O presente artigo pretende discutir a face da violência que se expressa dentro dos lares e famílias, ou seja, a violência doméstica. Os reflexos deste tipo de violência se fazem presentes nos serviços de saúde, de assistência social, naqueles ligados à justiça, e, de forma mais clara, nos serviços especializados no atendimento às mulheres vítimas de violência. A pesquisa exposta a seguir objetivou fomentar um debate acerca da violência doméstica sob a ótica dos Direitos Humanos e da perspectiva de gênero, e discutir como a procura pelos mecanismos legais pode ser uma ferramenta para a efetiva promoção de direitos. Pretendeu-se, também, avaliar o desejo subjacente ao discurso das mulheres atendidas e em que medida ele está ligado à internalização de determinado papel social. Tal análise foi realizada com base nas informações prestadas pelas próprias participantes, durante a intervenção psicológica em uma delegacia especializada de polícia civil. Os resultados apontaram que as mulheres, apesar de denunciarem a violência, apresentam a tendência a aceitá-la, na medida em que se identificam com o que julgam ser seu papel social. Assim, por mais que procurem e refiram desejar utilizar os mecanismos legais para sua proteção, acabam por abster-se de utilizá-los, conforme preconiza a lei, perpetuando um ciclo de violência que tende ao agravamento e cronificação.    

Detalhes do artigo

Como Citar
ADAMES, Bruna; BATISTA, Aline Pozzolo. A violência doméstica e a procura pelo sistema de justiça sob a ótica dos direitos humanos e da perspectiva de gênero. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 24, p. 177–203, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i24.69382. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69382. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biografia do Autor

Bruna Adames, Centro Universitário de Brusque

Graduanda de Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Estagiária de Psicologia no Fórum da Comarca de Brusque - TJSC.

Aline Pozzolo Batista, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Psicóloga.,Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia de Psicologia - CFP. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Psicóloga da Polícia Civil de Santa Catarina. Docente de cursos de graduação e pós-graduação pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).