Atividade assistida por cães no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo comparativo sob a perspectiva dos pais

Conteúdo do artigo principal

Antonio Carlos Rodrigues
Rosendo Freitas Amorim
Wanderlei Gomes Filho
Alexandre Pinheiro Braga
Giselle Maranhão Sucupira Mesquita

Resumo

Introdução: O tratamento do transtorno do espectro do autismo, devido a sua dificuldade em diagnóstico através de exames clínicos, apresenta desafios quanto a inclusão e manutenção de procedimentos de tratamentos e terapias efetivas.

Objetivo: O estudo almeja aplicar um check-list aos pais de crianças autistas em dois momentos, a fim de avaliar a efetividade da Atividade Assistida por Cães somada a demais tratamentos para autismo ministrados aos seus filhos.

Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter comparativo. A pesquisa foi realizada na Fundação Casa da Esperança, em Fortaleza, Ceará, no período de maio a julho de 2016, após aprovação do Comitê de Ética de Parecer nº: 1540551/2016. Foi utilizado como instrumento de dados um Check-list de Avaliação do Tratamento do Autismo (ATEC) em um momento inicial e repetiu-se a aplicação do mesmo formulário dois meses depois para uma análise comparativa de dados. A amostra foi composta por dez pais de crianças com transtorno do espectro do autismo.

Resultados e Discussão: Após preenchimento do segundo formulário pelos pais/mães das crianças com TEA, obtivemos os resultados finais que foram confrontados com os primeiros resultados. Todas as crianças mostraram uma diminuição significativa na pontuação do segundo formulário ATEC (T1) quando comparado com o formulário aplicado no Tempo Zero (T0). Obteve uma média de diminuição = 8,3 pontos.

Considerações Finais: Dessa forma, conclui ser importante estimular os profissionais a manter as terapias e procedimentos realizados na Intervenção Precoce, pois têm mostrado resultados eficientes, segundo a avaliação dos pais.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, Antonio Carlos; AMORIM, Rosendo Freitas; FILHO, Wanderlei Gomes; BRAGA, Alexandre Pinheiro; MESQUITA, Giselle Maranhão Sucupira. Atividade assistida por cães no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo: um estudo comparativo sob a perspectiva dos pais. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 117–130, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i28.69388. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69388. Acesso em: 28 jan. 2025.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Antonio Carlos Rodrigues, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação Farmácia e Bioquímica

Pós-graduação Gestão de Farmácias e Drogarias

Mestrado Saúde Coletiva

Rosendo Freitas Amorim, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na UNIFOR

Wanderlei Gomes Filho, Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO

Administrador. Mestre em Hospitalidade. Professor da FAMETRO

Alexandre Pinheiro Braga, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela UNIFOR

Giselle Maranhão Sucupira Mesquita, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social. Professora do curso de Psicologia, Universidade de Fortaleza-UNIFOR