CONSTRUINDO INTERFACES DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Conteúdo do artigo principal

Raquel Cordeiro de Souza Diniz Rocha
Gisele Maria Melo Soares Arruda
Ana Luisa Almeida Melo
Suzyane Cortês Barcelos

Resumo

Atenção psicossocial é uma dimensão do cuidado que deve acontecer em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Entretanto, muitas vezes, o cuidado aos transtornos mentais e às necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas é direcionado exclusivamente aos serviços especializados da RAS. Diante desta realidade, relatou-se a experiência de reorganização do processo de trabalho em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município de Icapuí/CE, de junho de 2015 a janeiro de 2016, a partir da iniciativa da equipe de residentes multiprofissionais em Saúde da Família da UAPS. Essa reorganização foi disparada por uma atividade do processo formativo da Residência Multiprofissional: o percurso de rede. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa inscrito na perspectiva metodológica do relato de experiência. Com a aproximação dos residentes da realidade do Centro de Atenção Psicossocial do município, iniciou-se uma articulação em rede na perspectiva do apoio matricial. A partir disso, foram desenvolvidas três estratégias de reorganização do processo de trabalho: cadastramento dos usuários de psicofármacos para diagnóstico situacional do perfil de adoecimento psíquico e da atenção psicossocial na UAPS; definição de um turno semanal de atendimento médico para esse público; e implementação de grupo terapêutico para os usuários e sua família. A experiência possibilitou trabalhar interprofissionalmente na dimensão do apoio matricial e da clínica ampliada. O vivido também promoveu o empoderamento, a motivação e a formação dos trabalhadores da UAPS para o cuidado psicossocial para além da clínica tradicional.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA, Raquel Cordeiro de Souza Diniz; ARRUDA, Gisele Maria Melo Soares; MELO, Ana Luisa Almeida; BARCELOS, Suzyane Cortês. CONSTRUINDO INTERFACES DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 34, p. 54–66, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69482. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos originais