Recovery e experiência brasileira na atenção psicossocial: dialógos e aproximações
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo faz uma discussão sobre as possibilidades de aproximação entre sistemas de saúde e Recovery, com ênfase na atenção psicossocial que constitui o paradigma da atual política de atenção à saúde mental, álcool e outras drogas no Brasil. Tem por objetivo a construção do diálogo entre a experiência brasileira da reforma psiquiátrica e as práticas de Recovery. Faz uma breve análise das bases teóricas, história, estratégias de cuidado desenvolvidas e conjuntura atual da atenção psicossocial no país, destacando seus avanços, impasses e desafios, principalmente, na construção da autonomia das pessoas em sofrimento psíquico e na sua inserção social. Em seguida, apresenta as práticas pautadas pelo Recovery, para, finalmente, estabelecer um diálogo sobre essas práticas, sistemas de saúde e experiência brasileira. Os autores concluem que Recovery e atenção psicossocial apresentam princípios em comum, como as noçõesde território e cidadania ativa, e que as práticas de Recovery, no caso brasileiro, poderão produzir inovações no cuidado que aprofundem e aprimorem processos clínicos, que potencializem o papel da atenção primária de saúde no campo da saúde mental e que possibilitem a criação de legislações e políticas em direção à conquista da cidadania e da autonomia das pessoas em sofrimento psíquico, valorizando suas experiências, narrativas e modos de ser e estar no mundo.
Detalles del artículo
Cómo citar
SILVEIRA, Aparecida Rosângela; ALMEIDA, Ana Paula de Souza; SOUZA, Cláudio Luís de; PRATES, Thalita Emily Cezário; RABELO, Marcella Oliveira; SAMPAIO, Cristina Andrade; SILVEIRA, Juliano Arruda. Recovery e experiência brasileira na atenção psicossocial: dialógos e aproximações. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 17–30, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69533. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69533. Acesso em: 17 abr. 2025.
Sección
Artigos originais
El artículo que se aprobó para su publicación, los autores deben firmar el término de transferencia de los derechos de autor del manuscrito a la revista a través del cual un autor transfiera los derechos de autor del artículo a los Cuadernos de revista Mental Health brasileños, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parte, en cualquier medio de publicación, impresa o electrónica, sin la autorización previa y necesaria solicitada y, si obtenida, incluirá mi registro y gracias al Diario - CBSM.