Cartografia sanitarista na saúde mental

Conteúdo do artigo principal

Allan Gomes de Lorena

Resumo

A organização do artigo “cartografia sanitarista na saúde mental” é uma aposta de desconstrução para produzir conhecimento científico, são peças de uma engrenagem micropolítica móvel conectada uma com a outra, mas, que também pode ser desconectada, desligada e desagregada. Contudo, depende das impressões iniciais que o texto pode evocar ao leitor. Trata-se de uma cartografia sanitarista sobre o cotidiano da saúde mental e da construção do material de pesquisa. “O corpo vítreo e as plasticidades da saúde mental em movimento” são roteiros, paisagens, passagens, cenas e cenários de introdução para contextualizar a pesquisa enquanto ponto de partida. “Porque começar a escrever pelo meio” é o método anti-método que produziu a pesquisa. As “paisagens peripatéticas” são experiências no cotidiano de uma interlocução de saúde mental, consultório na rua e CAPS ad para socializar saberes e fazeres de um sanitarista na saúde mental, discutindo, também, sobre processos de trabalho (gramatologia da saúde mental e microterritório), população de rua (impressões e expressões do consultório na rua) e pessoas que usam drogas (abstinência, caps ad e redução de danos). Por fim, “a definição de não concluir” é a síntese reflexiva do artigo sobre saúde mental infantil na produção de mundos e existências.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES DE LORENA, Allan. Cartografia sanitarista na saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 38–57, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i25.69593. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69593. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biografia do Autor

Allan Gomes de Lorena, Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

Sanitarista (Faculdade de Saúde Pública/USP). Pós graduando (lato sensu) em Gestão das Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. Formador/Multiplicador da Implementação da Política Nacional de Saúde LGBT (Faculdade de Ciências da Saúde/UnB e Ministério da Saúde) e Pesquisador bolsista (treinamento técnico nível III) no Depto de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/Unifesp.