Sentidos produzidos: homens encarcerados por crimes sexuais contra criança e adolescente

Conteúdo do artigo principal

Nádia de Melo Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-6593-9508
Deise Maria do Nascimento

Resumo

O estudo verificou os sentidos que homens encarcerados pela prática de crimes sexuais contra criança e adolescente atribuem ao crime e a imputação que lhes foram dadas. Buscou-se: verificar a percepção destes sobre pedofilia e abuso, assim como identificar os sentidos acerca das práticas de crimes sexuais. O método configura-se como qualitativo, orientado para a produção de sentido, por meio da análise de práticas discursivas. Os resultados indicam que os participantes se referem à pedofilia e ao abuso sexual como um atributo do sujeito, uma desordem mental e perturbações espirituais. Quando se trata da imputação de prática de crimes sexuais, foi possível compreender que estes se consideram injustiçados e atribuem intenção de terceiros em prejudicá-los.
Quando reconhecem envolvimento com a vítima, afirmam que foi consentido. Foi possível verificar que estes percebem a violência que sofreram na infância como sendo parte de um processo educativo.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, Nádia de Melo; NASCIMENTO, Deise Maria do. Sentidos produzidos: homens encarcerados por crimes sexuais contra criança e adolescente. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 131–150, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i28.69674. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69674. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Nádia de Melo Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Psicóloga - UNiversidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestra em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Terapia Relacional Sistêmica - Familiare Instituto Sistêmico

Deise Maria do Nascimento

NASCIMENTO, D. M. 

Doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas:Lei e ordem, Segurança pública, tecnologias de segurança.