Fluxos da rede de atenção psicossocial infantojuvenil: compreensão por meio da construção de itinerários

Conteúdo do artigo principal

Debora Estela Massarente Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0993-1787
Rosana Thereza Onocko-Campos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções vigentes e a organização do fluxo da Rede de Atenção Psicossocial Infantojuvenil por meio da investigação de Itinerários Terapêuticos. O referencial teórico utilizado foi a avaliação qualitativa participativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com familiares e adolescentes, estudo de prontuários e grupo focal com trabalhadores. Com a análise dos dados foi possível identificar que independentemente das normativas ministeriais há - na prática - diferentes redes construídas a partir dos diagnósticos e da faixa etária; que os CAPSi têm sido ordenadores dos fluxos na rede; que fazem parte da rede de apoio das famílias de forma significativa; que esses serviços têm trabalhado intersetorialmente a despeito da sobrecarga de trabalho que isso parece representar para seus trabalhadores; e que ainda é preciso avançar na articulação com setores envolvidos com a promoção de fatores protetivos como o da cultura, esporte, lazer, etc. ampliando assim a possibilidade de inserção social de crianças e adolescentes, um dos objetivos primordiais da Reforma Psiquiátrica.

Detalhes do artigo

Como Citar
MASSARENTE PEREIRA, Debora Estela; ONOCKO-CAMPOS, Rosana Thereza. Fluxos da rede de atenção psicossocial infantojuvenil: compreensão por meio da construção de itinerários. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 30, p. 170–191, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i30.69710. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69710. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Debora Estela Massarente Pereira, Mestra em Saúde Coletiva. Psicóloga. FCM/UNICAMP (Curso de Mestrado em Saúde Coletiva).

 

 

Coordenação Geral de Saúde de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.

Coordenação Geral de Saude Mental, alcool e outras dorgas do Ministério da Saúde.

Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas.