Circulando pelo território com jovens marceneiros: relato de uma experiência intersetorial com usuários de um CAPS Infantojuvenil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho busca compartilhar um interessante componente intersetorial do projeto terapêutico singular de alguns usuários-adolescentes de um CAPS Infantojuvenil da cidade de São Paulo. Trata-se da oferta de um curso de marcenaria, com frequência semanal e duração de um semestre a um ano e bolsa-auxílio, que possibilita a circulação pelo território e o encontro com a diversidade de jovens de outros serviços. Para além da habilidade com a madeira, trabalhamos a apropriação de espaços comunitários, o protagonismo diante da construção da participação de cada um no projeto, bem como o rompimento com uma lógica de intervenções fechadas no espaço do CAPS. Considerando a história da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a estrutura do projeto de marcenaria e os efeitos que ele busca alcançar, é possível compreender a importância dessa experiência na direção da reabilitação psicossocial.
Detalhes do artigo
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.