João e a (re) construção de um acompanhamento em saúde mental

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Juliana Araujo Silva
Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima

Resumo

Este artigo apresenta linhas de uma história de acompanhamento em um serviço de saúde mental infantojuvenil. Essa é uma das histórias problematizadas na tese “Políticas do encontro e as forças selvagens na clinica infantojuvenil”  que visou discutir questões pertinentes à clinica da atenção psicossocial com crianças e jovens.  Para a construção das histórias buscou-se agir por minoração no esforço por desestabilizar os elementos de poder envolvidos nessas histórias, fazer passar outras analises e dar visibilidade a singularidades presentes na prática cotidiana desta clinica. A história de João permite compreender as bases higienistas fundantes das práticas em saúde mental no contexto paulista e nacional e apreender os efeitos da prática manicomial em um corpo jovem. Por outro lado, evidencia os desafios de buscar saídas para reinventar as possibilidades de uma clínica infantojuvenil em saúde mental.

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Como Citar
SILVA, Juliana Araujo; LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araújo. João e a (re) construção de um acompanhamento em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 144–165, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69754. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69754. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Juliana Araujo Silva

Terapeuta Ocupacional. Doutora e Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP-Assis.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima

Professora Titular do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.