Adolescência e automutilação no CAPS Infantojuvenil de Iguatu-CE: um estudo psicanalítico

Conteúdo do artigo principal

Ylanna de Araújo Silva
Sâmara Gurgel Aguiar

Resumo

No Brasil, existem poucos estudos relacionados ao fenômeno da automutilação e sua prevalência. Entretanto, as investigações estrangeiras apontam que a autolesão é uma prática que está aumentando gradativamente e que se mostra mais presente entre adolescentes. Essas informações levaram ao questionamento: Como se relacionam adolescência e automutilação? Considerando que no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Iguatu-CE tem ocorrido um aumento significativo dessa queixa, este trabalho teve como objetivo identificar características e algumas significações atribuídas ao ato de autolesionar-se por adolescentes que o praticam. Para tanto, consultamos os prontuários de usuários com histórico de automutilação e realizamos entrevistas semiestruturadas, seguidas da análise do material colhido, através da metodologia de análise de discurso. Esse material foi analisado a partir da sua aproximação com: pesquisas acerca da predominância do fenômeno, traços próprios da adolescência e a concepção psicanalítica de que a automutilação pode ser compreendida como reposta subjetiva. Assim, verificamos que as hipóteses salientadas pela literatura acerca da automutilação coincidem com as compreensões que os adolescentes expressam sobre esse ato. 

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Ylanna de Araújo; AGUIAR, Sâmara Gurgel. Adolescência e automutilação no CAPS Infantojuvenil de Iguatu-CE: um estudo psicanalítico. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 245–268, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69761. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69761. Acesso em: 9 out. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Ylanna de Araújo Silva

Graduada em Psicologia (FVS); Psicóloga no CAPS III de Iguatu-CE.

Sâmara Gurgel Aguiar

Graduada em Psicologia (Unifor); Mestra em Educação (USP); Docente do ensino superior (UECE e FVS).