Dependência de substâncias psicoativas na adolescência: um fenômeno exclusivamente biológico ou biopsicossocial?

Conteúdo do artigo principal

Josiane Fernandes Lozigia Carrapato
Carolina Siqueira Mendonça
Mirielle Oliveira Leite
Marcos Murilo Abiati

Resumo

Estudo descritivo exploratório com enfoque qualitativo, que teve os fatores que influenciam as substâncias psicoativas na adolescência como objeto de estudo. A pesquisa foi realizada em um CAPS AD III i interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados os métodos de observação e entrevista semi-estruturada, e a apreciação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Participaram dessa pesquisa 10 adolescentes, usuários do CAPS AD III i. O objetivo dessa pesquisa foi evidenciar os fatores que influenciam a dependência de substâncias psicoativas na adolescência. Os resultados apontam sete categorias de análise:  Compreensão dos adolescentes sobre os fatores que levam ao uso de drogas; Relações familiares conflituosas como fator de risco para o uso de drogas; Os sofrimentos físico, emocional e social em adolescentes em uso abusivo de drogas; A influência da mídia no uso de drogas; Idealização do mundo sem drogas; Apoio familiar como fator de proteção para recaídas e a continuidade do tratamento. Durante o tempo de uso abusivo das drogas foi observado sofrimento físico, emocional e social nos adolescentes. O apoio da família e da sociedade, se mostrou fundamental no processo de tratamento, evitando, inclusive, ciclos de recaídas quando vinculadas a busca do afeto perdido na infância.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES LOZIGIA CARRAPATO, Josiane; SIQUEIRA MENDONÇA, Carolina; OLIVEIRA LEITE, Mirielle; ABIATI, Marcos Murilo. Dependência de substâncias psicoativas na adolescência: um fenômeno exclusivamente biológico ou biopsicossocial?. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 353–373, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69778. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69778. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Botucatu Centro Universitário de Bauru - ITE Secretaria Municipal de Saúde de Bauru

Professora Drª em Saúde Coletiva do Centro Universitário de Bauru - ITE

Coordenadora do CAPS ad III i