Saúde mental infantil na atenção básica: concepções e práticas de profissionais médicos e enfermeiros

Conteúdo do artigo principal

Wellington Bruno Araujo Duarte
Monica Cibele Felix da Silva
Moab Duarte Acioli

Resumo

Atualmente, os números de crianças diagnosticadas com transtornos mentais no Brasil têm crescido em grandes proporções. Assim, objetivou-se conhecer o entendimento e a prática de profissionais médicos e enfermeiros de Unidades de Saúde da Família dos Distritos Sanitários III e VII da cidade do Recife – PE, sobre o cuidado com a saúde mental infantil durante as consultas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando para análise dos dados a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram entrevistados oito profissionais de quatro equipes de saúde da família. Identificou-se que a abordagem realizada pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família diante sofrimento mental das crianças ainda é fragmentada, influenciada pelo modelo biomédico, com práticas curativas e individuais, o que fragiliza as articulações com a rede de atenção psicossocial, tornando-se um desafio para concretização do cuidado.  Consideram também como importante o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. É necessário realizar educação permanente para os profissionais da rede de atenção psicossocial, possibilitar apoio matricial, bem como estimular participação de médicos e enfermeiros em fóruns de saúde mental, além de oferecer suporte da gestão de saúde mental dos distritos sanitários nas unidades de saúde.

Detalhes do artigo

Como Citar
DUARTE, Wellington Bruno Araujo; SILVA, Monica Cibele Felix da; ACIOLI, Moab Duarte. Saúde mental infantil na atenção básica: concepções e práticas de profissionais médicos e enfermeiros. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 287–311, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69784. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69784. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Wellington Bruno Araujo Duarte, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

SANITARISTA MEMBRO DO CEBES RECIFE,  COORDENADOR DOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

Monica Cibele Felix da Silva, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco

Especialista em saúde da família pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco

Moab Duarte Acioli, Universidade Estadual de Campinas.

Doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas.