Blog como alternativa de reinserção social por meio da inclusão digital: Experiência em CAPS

Conteúdo do artigo principal

Anderson Felipe Souza Alves
https://orcid.org/0000-0003-1018-2840
Paula Sanders Pereira Pinto

Resumo

Debater Saúde Mental atualmente é se pensar em um sujeito inserido em uma esfera excludente e precária, ainda que, com os avanços das políticas de Saúde Mental antimanicomiais, busque-se proporcionar um atendimento cuja finalidade é cuidar integralmente. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um trabalho terapêutico intitulado de “Oficina digital”, realizado com os usuários de um CAPS tipo I do Estado da Bahia-BR. Esta oficina tinha como finalidades propiciar um espaço de contribuição favorável à reinserção social, através da inclusão digital e criar um blog. Durante as atividades foi proporcionada a livre expressão das potencialidades dos participantes e alívio do sofrimento psíquico, através da busca de autonomia e singularidade. Para a elaboração deste recurso digital quatro usuários foram convidados a se reunirem semanalmente com um estagiário de psicologia e um enfermeiro, durante o período de dois anos. Os participantes reconheceram como o processo de ressocialização possibilitou o desenvolvimento de habilidades e potenciais criativos e como a Oficina de inclusão digital, através da compreensão das singularidades, propiciou um maior respeito da sociedade para com as pessoas com sofrimento psíquico, isso porque há uma ruptura de paradigmas sociais. Acreditamos que o uso de tecnologias por parte dos profissionais de saúde mental pode construir mecanismos e caminhos que venham a desinstitucionalizar os usuários do CAPS, promovendo a reinserção social, com um olhar para suas histórias, potencialidades e culturas.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA ALVES, Anderson Felipe; PEREIRA PINTO, Paula Sanders. Blog como alternativa de reinserção social por meio da inclusão digital: Experiência em CAPS. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 38, p. 120–131, 2022. DOI: 10.5007/cbsm.v14i38.69793. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69793. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Anderson Felipe Souza Alves, Universidade Salvador - UNIFACS

Graduando em psicologia pela UNIFACS com experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e vivências em psicologia organizacional, clínica e social.  Atualmente encontra-se como Voluntário em um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

Paula Sanders Pereira Pinto, Universidade Salvador - UNIFACS

É doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2015), Psicóloga/UFBA (2000), Mestre em Saúde Comunitária/ ISC-UFBA (2003), Especialista em Terapia Cognitiva-comportamental/WP (2013), Terapeuta em Esquemas/WP (2015), Especialista em Neuropsicologia/UFBA (2009), Especialista em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência/Centro Lydia Coriat (2003) e Terapeuta Cognitiva/ LOGUS (2010). Atualmente está cursando um Pós-doutorado no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, na área de Epidemiologia, pesquisando a respeito do Desenvolvimento Neuropsicológico na Primeira Infância de Crianças com a Síndrome Neurológica Congênita associada ao Zika Virus. É pesquisadora e professora de graduação em psicologia e medicina pela Universidade Salvador. Leciona em pós-graduações. Tem experiência na área de Psicologia, psicologia do desenvolvimento, Neuropsicologia, Saúde Coletiva e Terapia Cognitivo-comportamental.

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/mata-de-sao-joao. Acesso em: 21 de setembro de 2017.

Prefeitura de Mata de São João, 2017. Disponível em: http://matadesaojoao.ba.gov.br/perfil/. Acesso em: 21 de setembro de 2017.

BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza; FRANCISCO, Deise Juliana; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Autoria em blog por pessoas em sofrimento psíquico: aprendizagem compartilhada, reconhecimento e promoção da saúde mental. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 4, p. 988-999, 2013.

CARDOSO, Tânya Marques; LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araujo. Experiências brasileiras em saúde mental e arte: contribuições singulares em um campo de pluralidade. Revista de Psicologia da UNESP, p. 103-105, 2013.

CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horácio. Psicoterapias-: Abordagens Atuais. Artmed, 2018.

Cunha, M. C. Cidadelas da Ordem. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DIMENSTEIN, Magda. O desafio da política de saúde mental: a (re) inserção

Ferreira, G. B. Arte e saúde mental.

FIGUEIREDO, Vanda Valle de; RODRIGUES, Maria Margarida Pereira. Atuação do psicólogo nos CAPS do Estado do Espírito Santo. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 2, p. 173-181, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

FRANCISCO, Deise Juliana; RENZ, Juliana Pacheco. Relação homem-máquina: pessoas em sofrimento psíquico e recursos digitais. Scientia Plena, v. 6, p. 01-09, n. 11, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. [internet]. [acesso em 2017 set 16]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

NEUFELD, Carmem Beatriz; RANGÉ, Bernard P. Terapia cognitivo-comportamental em grupos: Das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2017.

PARANHOS-PASSOS, Fernanda; AIRES, Suely. Reinserção social de portadores de sofrimento psíquico: o olhar de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 23, n. 1, p. 13-31, 2013.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia- O processo grupal. São Paulo: Summus Editorial, 1994.

ROTELLI, Franco; LEONARDIS, Ota; MAUR, Diana. Desinstitucionalização. São Paulo: Hucitec, 1990.

BRAZIL. DEPARTAMENTO DE AÇÕES PROGRAMÁTICAS ESTRATÉGICAS. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Ministério da Saúde, 2004.