Associação entre bullying escolar e suicídio: uma revisão integrativa da literatura

Conteúdo do artigo principal

Karen Maria Rodrigues da Costa
http://orcid.org/0000-0003-0417-6575
Cássio Eduardo Soares Miranda
http://orcid.org/0000-0002-8990-1205

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a associação entre bullying escolar e suicídio na população em geral. Trata-se, de uma revisão integrativa da literatura, sendo a busca realizada nas bases eletrônicas de dados: American Psychological Association-PsycINFO e Scientific Electronic Library Online-Scielo, utilizando a estratégia de busca: (Association suicide AND bullying), cobrindo o período de 2014 a 2018. Utilizou-se as diretrizes do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology Statement-STROBE para as análises. Um total de 05 artigos preencheu os critérios de elegibilidade e, assim foram selecionados e analisados. Os resultados indicaram que existe uma associação significante entre bullying escolar e suicídio. Portanto, ratifica-se a importância de investir em ações de cultura de paz no ambiente escolar, envolvendo a escola, família, assistência social, saúde, afim de minimizar as consequências resultantes do bullying.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, Karen Maria Rodrigues da; MIRANDA, Cássio Eduardo Soares. Associação entre bullying escolar e suicídio: uma revisão integrativa da literatura. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 312–327, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69815. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69815. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Karen Maria Rodrigues da Costa, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMUNIDADE- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade- Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí-UFPI

Cássio Eduardo Soares Miranda, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade-Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí-UFPI

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade-Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí-UFPI