Narrativas infantis sobre a queixa escolar: metodologia de investigação com crianças

Conteúdo do artigo principal

Ruzia Chaouchar Santos
https://orcid.org/0000-0002-3441-782X
Daniela Barros da Silva Freire Andrade

Resumo

Este trabalho buscou investigar o potencial da estratégia de produção de dados intitulada narrativa encorajadora às pesquisas realizadas com crianças e possuiu o objetivo de auxiliar as elaborações teórico-metodológicas que assumem as crianças como atores(atrizes) sociais construtores(as) de conhecimentos e produtores(as) de culturas, com vistas a desnaturalizar os saberes e práticas circunscritos nos processos de invisibilidade social, científica e cívica das crianças. Para tal, apresenta-se um recorte das informações geradas na pesquisa de mestrado que pretendeu discutir as significações partilhadas por crianças sobre a queixa escolar e suas implicações no processo de representação de si, segundo crianças de uma escola municipal de Cuiabá-MT. O aporte teórico adotado consistiu na aproximação entre a teoria das representações sociais em sua abordagem ontogenética e a teoria histórico-cultural. Em diálogo com os fundamentos teóricos sobre narrativas. As premissas metodológicas empregadas inspiraram-se no estudo do tipo etnográfico, ao privilegiar as técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, delineadas pelo emprego de um roteiro lúdico adequado às particularidades de pesquisas com crianças. Os dados produzidos foram transcritos e analisados compreensivamente. As significações elaboradas e compartilhadas pelos(as) participantes indicam que a narrativa encorajadora se revelou como uma modalidade discursiva que favoreceu as crianças expressarem conteúdos simbólicos que em situações comuns de diálogos intergeracionais dificilmente seriam narrados, em decorrência de seu caráter contra-normativo, ao oportunizar que as vozes infantis comumente silenciadas e desqualificadas pela perspectiva adultocêntrica, sejam inteligíveis sob suas próprias versões.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, Ruzia Chaouchar; DA SILVA FREIRE ANDRADE, Daniela Barros. Narrativas infantis sobre a queixa escolar: metodologia de investigação com crianças. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 328–352, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.70049. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/70049. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Ruzia Chaouchar Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação vinculado a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora Substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá; membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIn).

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá

Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação vinculado a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT); coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIn). freire.d02@gmail.com