SÍNDROME METABÓLICA EM PESSOAS COM ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Ramos da Rocha
Bruna Fernanda Krull dos Santos
Giovana Jorge Garcia

Resumo

A esquizofrenia caracteriza-se por sintomas negativos, positivos, cognitivos e comportamentais. No tratamento, utilizam-se medicações antipsicóticas, sendo a clozapina indicada para casos refratários. Trata-se de uma excelente droga, entretanto tem a síndrome metabólica (SM) como um dos principais efeitos adversos. Os pacientes esquizofrênicos já possuem altas taxas de mortalidade associadas principalmente a problemas secundários ao tratamento, como sedentarismo e distúrbios metabólicos.  No Centro de Atenção Psicossocial de Maringá-PR, acompanhou-se mensalmente um grupo de portadores de esquizofrenia em uso de clozapina para cuidados relacionados a efeitos adversos. O objetivo da pesquisa foi identificar a ocorrência da SM neste grupo, correlacionando com a intensidade da esquizofrenia e com a dose de tratamento, além do acometimento na qualidade de vida (QL). Aplicaram-se os questionários Brief Psychiatric Rating Scale e Quality of Life Scale, coletados dados antropométricos e analisados exames laboratoriais. Participaram deste estudo transversal 12 adultos, entre 25-60 anos, por quatro encontros. Por análise quantitativa, notou-se predomínio dos homens na psicopatologia estudada e das mulheres na SM. Os sintomas negativos obtiveram maior pontuação, e os maiores escores gerais de psicopatologia correspondem aos pacientes que ingerem maiores doses do medicamento. Observa-se que a SM foi caracterizada principalmente por maior circunferência abdominal e triglicerídeos, independente da dose medicamentosa. Por fim, a QL é notória na interação familiar e com o entrevistador, sendo deficitária nos âmbitos laboral e afetivo-sexual. Foram realizados psicoeducação e encaminhamento clínico necessário, além de estimulado o convívio interpessoal entre os membros do grupo. 

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMOS DA ROCHA, Leonardo; KRULL DOS SANTOS, Bruna Fernanda; JORGE GARCIA, Giovana. SÍNDROME METABÓLICA EM PESSOAS COM ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 46, p. 129–158, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/70182. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Leonardo Ramos da Rocha

Médico formado pela Universidade Cesumar (Unicesumar), Maringá - PR. Residente em psiquiatria pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Bruna Fernanda Krull dos Santos

Médica formada pela Universidade Cesumar (Unicesumar), Maringá - PR. Residente em pediatria pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Giovana Jorge Garcia

Médica Psiquiatra, com graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em medicina na área da saúde mental pela Universidade de São Paulo (USP).