PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM POLICIAIS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Conteúdo do artigo principal

Giovana Aparecida Leopoldino
Viviani dos Santos Freitas
Edmara Alves da Silva
Bruna Lubarino da Silva
Luana Luca
https://orcid.org/0000-0001-5590-1648

Resumo

É crescente a taxa de depressão e suicídio em policiais no Brasil, tornando-se importante atentar-se a saúde mental desse grupo de profissionais. Desta feita, a pesquisa objetivou-se em analisar a prevalência de sintomas relacionados a transtornos depressivos e ansiosos em policiais da Guarda Civil Municipal e as implicações na saúde mental destes. Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico, Escala Baptista de Depressão- Versão Adulto- Reduzida (EBADEP-A-REDUZIDA) e O Inventário de Ansiedade Traço e Estado- Traço (IDATE-T), aplicados em 28 policiais da Guarda Civil Municipal, maiores de 18 anos, atuantes em municípios do interior de São Paulo e que assinaram o TCLE. A idade média dos participantes foi de 43,16 anos (DP=10,36), e 78,57% eram do sexo masculino. Como resultado, 82,14% apresentou ansiedade leve e 17,86% moderada, sendo a média total do IDATE-T de 32,32 (DP=7,19), enquanto que 89,28% apresentaram pontuações abaixo da média para sintomas depressivos, e 10,72% acima da média. A média total da EBADEP-A-Triagem foi de 22,54 (DP=5,60). O sentimento de insegurança, não satisfação com a remuneração e a necessidade de trabalhos extras, se mostraram em evidência nos respondentes e representam fatores de risco para depressão e ansiedade. Conclui-se com o estudo que, embora os sintomas depressivos a ansiosos tenham permanecido abaixo da média, a aproximação destes evidencia a necessidade de intervenções e pesquisas diante da saúde mental de policias das guardas municipais.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
LEOPOLDINO, Giovana Aparecida; FREITAS, Viviani dos Santos; SILVA, Edmara Alves da; SILVA, Bruna Lubarino da; LUCA, Luana. PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM POLICIAIS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 46, p. 159–180, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/71710. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Giovana Aparecida Leopoldino, Centro Universitário de Jaguariúna.

Psicóloga pelo Centro Universitário de Jaguariúna. Mestranda em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica.

Viviani dos Santos Freitas, Centro Universitário de Jaguariúna.

Psicóloga pelo Centro Universitário de Jaguariúna.

Edmara Alves da Silva, Centro Universitário de Jaguariúna.

Psicóloga pelo Centro Universitário de Jaguariúna.

Bruna Lubarino da Silva, Centro Universitário de Jaguariúna.

Psicóloga pelo Centro Universitário de Jaguariúna.

Luana Luca, Centro Universitário de Jaguariúna.

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna.