Elementos lúdicos nas práticas corporais desenvolvidas na atenção psicossocial relacionadas à Educação Física.

Conteúdo do artigo principal

Bérgson Nogueira de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-1221-8002
Maria Isabel Brandão de Souza Mendes
https://orcid.org/0000-0002-9648-0007
Priscilla Pinto Costa da Silva

Resumo

A ludicidade é um fenômeno que se faz presente nas ações do cotidiano. E diante das práticas corporais há uma boa possibilidade de identificá-la e discuti-la em suas múltiplas funções, como relacionadas ao cuidado em saúde, por exemplo. Dessa forma, a pesquisa buscou discutir sobre os elementos lúdicos inseridos em práticas corporais que são desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossociais por meio da produção científica da Educação Física. Diante das buscas que foram realizadas, analisamos ao todo 24 estudos. Por meio da análise de conteúdo, os resultados apontam que as práticas, sobretudo as de caráter lúdico, possuem sua importância no meio, como ao apoio para o cuidado desinstituiconalizado, bem como ao fortalecimento e a produção de vínculos afetivos, com vistas a melhorias para o serviço.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, . N. de; MENDES, . I. B. de S.; SILVA, . P. C. da. Elementos lúdicos nas práticas corporais desenvolvidas na atenção psicossocial relacionadas à Educação Física. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 40, p. 145–159, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/73167. Acesso em: 27 jan. 2023.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Bérgson Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e pós-doutorado pela Université de Montpellier II (2014)

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE / UFPB.