EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Community Mental Health Education: An Experience Report

Conteúdo do artigo principal

Samara Pereira da Silva Camargos
Carla Borges Feldner

Resumo

O presente estudo busca compartilhar um trabalho comunitário de acesso às informações, de escuta e de aproximação do profissional com o usuário do serviço de saúde. Trata-se de atividades de educação em saúde, rodas de conversa e discussões realizadas na sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde da Família. Durante as ações, percebemos muito desconhecimento da população sobre os aspectos da saúde mental, sobretudo do que se refere e de como cuidar. Assim, a sala de espera demonstrou ser um importante recurso em ações de educação e cuidado em saúde mental. Considerando a história da Reforma Psiquiátrica Brasileira, essas atividades fazem com que o cuidado em saúde mental se aproxime mais da população e do território, sendo um modo de promoção e prevenção em saúde mental.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMARGOS, Samara Pereira da Silva; FELDNER, Carla Borges. EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: Community Mental Health Education: An Experience Report. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 134–142, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/74769. Acesso em: 21 jul. 2024.
Seção
Artigos originais