REINSERÇÃO AO TRABALHO A PARTIR DA VINCULAÇÃO EM OFICINAS DE GERAÇÃO DE RENDA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dentre os meios pelos quais a (re)inserção social ao trabalho é possível, destacamos as oficinas de geração de renda, evidenciadas pelo serviço Geração POA. Por meio dos princípios da economia solidária, através da autogestão, trabalho em equipe e horizontalidade das relações, podem ser estimuladores de maior autonomia, exercício da cidadania e novas relações interpessoais, realizadas através da produção de produtos artesanais com o intuito de gerar renda aos usuários vinculados. O estudo teve como objetivo geral analisar os processos de trabalho do serviço de saúde mental, Geração POA. O relato de experiência foi realizado no segundo semestre de 2018. Os resultados do estudo foram analisados em torno de três temáticas: Geração POA: um serviço substitutivo em saúde mental como oficina de geração de renda; Processo de trabalho do Geração POA: possibilitadores de (re)inserção pelo trabalho; Geração POA e trabalho. Conforme o estudo, as oficinas de geração de renda, especificamente do Geração POA, através dos princípios da economia solidária, promovem a reabilitação, a (re)inserção social, gerando o resgate da autonomia, maior independência e empoderamento pessoal e a inclusão ao trabalho por meio destas oficinas, ou pela inserção e acompanhamento no mercado formal. Conclui-se que as oficinas da Geração POA se apresentam como um potente dispositivo da RAPS, promovendo estímulo ao exercício da cidadania e construção de projetos de vida dos usuários, de acordo com os preceitos da economia solidária e clínica ampliada.
Detalhes do artigo
Como Citar
BRASIL, Dayane Degner Ribeiro; DE OLIVEIRA, Rafael Wolski; LACCHINI, Annie Jeanninne Bisso. REINSERÇÃO AO TRABALHO A PARTIR DA VINCULAÇÃO EM OFICINAS DE GERAÇÃO DE RENDA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 34, p. 15–30, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/76864. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos originais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.