PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL: OUTRAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS Daily practices of physical education and mental health: other therapeutic possibilities

Conteúdo do artigo principal

Jeferson Santos Jerônimo
https://orcid.org/0000-0002-2011-7332

Resumo

O objetivo deste artigo é narrar experiências do vivido por um profissional de Educação Física durante dois anos de residência - 2014 e 2015 - em dois CAPS do sul do Brasil em uma proposta de clínica ampliada como uma potente ferramenta de recuperação e de produção de subjetividade dos sujeitos atendidos, abordando saberes e afetos nas práticas cotidianas, discutindo as relações pessoas em atendimento/profissionais da saúde e seus dilemas como processos terapêuticos, vínculo, estigmatização do sujeito com sofrimento psíquico e a potencialidade de projetos terapêuticos pautados no diálogo e na amorosidade. Para tanto apresento trechos de um caderninho de saberes com anotações de uma das pessoas atendidas, o qual foi dado como presente para o autor desse texto, além de falas de outros sujeitos. Os nomes dos participantes foram ocultados. 

Detalhes do artigo

Como Citar
JERÔNIMO, Jeferson Santos. PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE MENTAL: OUTRAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS: Daily practices of physical education and mental health: other therapeutic possibilities. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 117–133, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/76874. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Jeferson Santos Jerônimo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Escola Superior de Educação Física - ESEF Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado (2011) e Mestrado (2014) em Educação Física/Epidemiologia da Atividade Física pela Escola Superior de Educação Física/ESEF da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Especialização (2016) em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Tem experiência em saúde pública com aplicação de atividade física para crianças, jovens e adultos, para pessoas com deficiência, para pessoas com sofrimento psíquico e no atendimento ambulatorial com prescrição de atividade física para pessoas atendidas em Unidades Básicas de Saúde. Tem interesse nas áreas de atividade física e saúde, saúde do trabalhador, saúde pública, saúde coletiva, saúde mental, promoção da saúde e problemas musculoesqueléticos . Também é professor (Faixa Preta - 1º Dan) de Karatê de Combate Bukeikoryu e ex-competidor desta modalidade e de Kick Boxing Japonês Seishingodokan.