Alimentando afetos: A trajetória de um caso de Acompanhamento Terapêutico na perspectiva da redução de danos

Conteúdo do artigo principal

Caroline Teixeira Zanchi
Amanda Giron Galindo
Tahamy Louise Duarte Pereira

Resumo

Este estudo trata do relato de um Acompanhamento Terapêutico ocorrido durante três anos com um homem com histórico de relações desgastadas, agressões e uso abusivo de substâncias psicoativas. Durante todo o período estudado ocorreram situações como demissões, episódios de risco e conflitos interpessoais. Parte do trabalho da acompanhante terapêutica foi estar ao lado nessas situações, que eram consideradas insuportáveis pela família, além de apoiar o desejo do acompanhado de pagar seu próprio tratamento, buscando formas alternativas para isso. O acompanhamento terapêutico possibilitou ressignificar histórias, reestruturar novas estratégias inter-relacionais, e a reinserção em atividades laborativas, diminuindo consideravelmente o uso de substâncias que permeou toda sua vida. Ao longo do texto elencou-se três intervenções analisadoras nesse processo terapêutico que produziram “marcas de afeto” e que funcionaram no desenvolvimento da relação terapêutica, repercutindo na interação com sua vida e com a sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
TEIXEIRA ZANCHI, Caroline; GIRON GALINDO, Amanda; DUARTE PEREIRA, Tahamy Louise. Alimentando afetos: A trajetória de um caso de Acompanhamento Terapêutico na perspectiva da redução de danos . Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 14, n. 38, p. 59–73, 2022. DOI: 10.5007/cbsm.v14i38.76877. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/76877. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Caroline Teixeira Zanchi, Equipe Trajetos de Acompanhamento Terapêutico

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-BS. Aprimoramento na clínica das Psicoses e formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto A Casa. Clínica na Equipe Trajetos de Acompanhamento Terapêutico e em consultório particular. Membra da ClínicAberta de Psicanálise de Santos

Amanda Giron Galindo, UNIFESP

Psicóloga e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Clínica na Equipe Trajetos de Acompanhamento Terapêutico e em consultório particular. Membra da ClínicAberta de Psicanálise de Santos

Tahamy Louise Duarte Pereira, UNIFESP

Psicóloga e especialista em Rede de Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Clínica na Equipe Trajetos de Acompanhamento Terapêutico com crianças e adolescentes em consultório particular e na Atenção Psicossocial. Membra da ClínicAberta de Psicanálise de Santos. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo

Referências

ACIOLI NETO, Manoel de Lima; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. O acompanhamento terapêutico como estratégia de cuidado na atenção psicossocial.Psicologia ciência profissão, 33 (4): 964-975. Brasília. 2013.

ARAÚJO, Fábio. Um passeio esquizo pelo Acompanhamento Terapêutico: dos especialismos à política da amizade. Niterói, RJ: 2007.

CABRAL, Károl. Acompanhamento terapêutico como dispositivo da reforma psiquiátrica: considerações sobre o setting. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.

CHAUÍ-BERLINCK, Luciana. O acompanhamento terapêutico e a formação do psicólogo: por uma saúde humanizada. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 62 (1):90-96. 2010.

CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Paradigma do Recovery como orientador de políticas e práticas em saúde mental. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas. (Ed. port.), 13 (3): 116-117. Ribeirão Preto. 2017.

GONÇALVES, Laura Lamas Martins; BARROS, Regina Duarte Benevides de. Função de publicização do acompanhamento terapêutico: a produção do comum na clínica. Psicologia & Sociedade, 25 (n. spe2): 108-116. Belo Horizonte. 2013.

HERMANN, Maurício C. Acompanhamento terapêutico, sua criação em uma montagem institucional de tratamento e as ofertas de laço social. Estilos da clínica, 15(1): 40- 59. 2010.

LANCETTI, Antonio. Clínica Peripatética. São Paulo: Hucitec, 2016.

MARQUES, Mariana Ribeiro. A prática do acompanhamento terapêutico como estratégia de expansão territorial: uma incursão cartográfica. Psicologia & Sociedade, 25 (n. spe2): 31-40. Belo Horizonte. 2013.

PALOMBINI, Analice de Lima. Acompanhamento terapêutico: dispositivo clínico-político. Psychê, X(18): 115-127, São Paulo. 2006.

PALOMBINI, Analice de Lima. A Clínica em movimento mais além das fronteiras institucionais. In: PALOMBINI, Analice de Lima et al (Orgs). Acompanhamento terapêutico na rede pública: a clínica em movimento. (pp. 23-25). Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008

PITIÁ, Ana Celeste & FUREGATO, Ana Regina. O acompanhamento terapêutico (AT): dispositivo de atenção psicossocial em saúde mental.Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 13 (30): 67-77, 2009.

SOUZA, Tadeu de Paula Souza de Paula; CARVALHO, Sergio Resende. Reduzindo danos e ampliando a clínica: desafios para a garantia do acesso universal e confrontos com a internação compulsória. Revista Polis e Psique, 2 (3): 37, Porto Alegre, Junho. 2013.

TEDESCO, Silvia. & SOUZA, Tadeu de Paula. Territórios da Clínica: redução de danos e os novos percursos éticos para a clínica das drogas. In: S. R. Carvalho, S. Ferigato & M. E. Barros. (Orgs.). Conexões: Saúde Coletiva e Políticas de Subjetividade. (pp. 141-156). São Paulo: Ed. Hucitec, 2009.