Retratos da minha vida

Autores

Palavras-chave:

Depressão, superação, grupo de ajuda mútua

Resumo

Os sofrimentos psíquicos têm suas variadas faces, ao mesmo tempo em que são invisíveis. Só sabe realmente o tamanho da sua expansão e os estragos que causam aqueles que com eles convivem. As pessoas com depressão frequentemente recebem rótulos como: preguiça, frescura, loucura, falta de ocupação, falta de espiritualidade ou somente uma questão de não terem pensamentos positivos, focar sua energia interior, olhar para dentro de si. O que todos não sabem é que dentro de nós só existe angústia, desespero e solidão.      A dificuldade de aproximação com as pessoas, o medo de errar ou ser mal recebida ou maltratada, o receio em pedir qualquer informação; tudo isso tenho enfrentado no decorrer dos anos. E por todas essas vivências e superações foi que tive a oportunidade de me tornar uma Facilitadora de grupos de ajuda e suporte mútuos. Com o isolamento provocado pela pandemia, foi como se tivessem pegado todas as pessoas com sofrimentos psíquicos e deixando-as no deserto à própria sorte. Por isso, os grupos de ajuda mútua são como água ao sedento. Como calmaria num dia de tempestade. Como o cicio de uma brisa suave às nossas vidas sofridas. Não fosse por esse amparo recebido e dividido através dos grupos de ajuda mútua, eu não teria tido a percepção de que, apesar de todo o sofrimento, eu não estou sozinha.

Biografia do Autor

Madima Oliveira, Centro de Atenção Psicossocial Dona Antônia de Matos Campos

Madima é usuária de um Centro de atenção Psicossocial, servidora pública e em 2019/2020 vem atuando como facilitdora de grupo de ajuda e suporte mútuo, no âmbito do projeto Fortalecimento das Capacidades Locais em Saúde Mental no contexto do fluxo migratório em Boa Vista, Roraima,

Downloads

Publicado

2021-07-15 — Atualizado em 2021-07-15

Versões

Como Citar

OLIVEIRA, M. . Retratos da minha vida. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 36, p. 217-227, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/76884. Acesso em: 21 out. 2021.