“CULTIVANDO SAÚDE MENTAL”: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19 The Building of a Space for Dialogue in the Pandemic of Covid-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho traz o relato de experiência do “Cultivando Saúde Mental”, um espaço de diálogo construído por um grupo de professores de Saúde Mental do curso de Medicina da UFRJ/Macaé. Foram realizados três encontros quinzenais de maio a julho de 2020, através de plataformas virtuais: no primeiro, foi discutido o texto “O espelho” de Machado de Assis e os estudantes produziram um vídeo, em que cantaram a música “Paciência” (Lenine). No segundo, o professor e poeta Gerson Dudus recitou o poema "Ainda assim eu me levanto (Still I rise)" de Maya Angelou, discutido pelo grupo, além disso, um estudante de medicina indicou, tocou e cantou a música "O mundo" (Pedro Sergio Passarell). No terceiro, após discussão coletiva, chegamos à indicação da música "Primavera nos Dentes” (João Ricardo e João Apolinário), que foi ouvida pelo grupo, bem como contamos com a presença do poeta Marcelo Atahualpa, que indicou o poema de sua autoria para leitura e debate – “Sobre o Vivente”. A partir desses encontros, foi possível construir um espaço coletivo, dialógico, em que as pessoas puderam cuidar de si, falando, ouvindo, cantando, recitando, lendo poemas e narrativas que lhes davam prazer, as quais produziram sentido em um momento em que muitos se sentiam isolados, assustados, tristes, ansiosos, temerosos em virtude do medo da morte, da perda de parentes, do futuro, com receio de que permanecêssemos por um longo tempo presos às telas de computadores, celulares e tablets, escondidos atrás de máscaras e paredes que nos separavam uns dos outros.
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.