“CULTIVANDO SAÚDE MENTAL”: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19

The Building of a Space for Dialogue in the Pandemic of Covid-19

Autores

  • Alessandra Aniceto Ferreira de Figueirêdo Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ https://orcid.org/0000-0003-2156-9055
  • Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho traz o relato de experiência do “Cultivando Saúde Mental”, um espaço de diálogo construído por um grupo de professores de Saúde Mental do curso de Medicina da UFRJ/Macaé. Foram realizados três encontros quinzenais de maio a julho de 2020, através de plataformas virtuais: no primeiro, foi discutido o texto “O espelho” de Machado de Assis e os estudantes produziram um vídeo, em que cantaram a música “Paciência” (Lenine). No segundo, o professor e poeta Gerson Dudus recitou o poema "Ainda assim eu me levanto (Still I rise)" de Maya Angelou, discutido pelo grupo, além disso, um estudante de medicina indicou, tocou e cantou a música "O mundo" (Pedro Sergio Passarell). No terceiro, após discussão coletiva, chegamos à indicação da música "Primavera nos Dentes” (João Ricardo e João Apolinário), que foi ouvida pelo grupo, bem como contamos com a presença do poeta Marcelo Atahualpa, que indicou o poema de sua autoria para leitura e debate – “Sobre o Vivente”. A partir desses encontros, foi possível construir um espaço coletivo, dialógico, em que as pessoas puderam cuidar de si, falando, ouvindo, cantando, recitando, lendo poemas e narrativas que lhes davam prazer, as quais produziram sentido em um momento em que muitos se sentiam isolados, assustados, tristes, ansiosos, temerosos em virtude do medo da morte, da perda de parentes, do futuro, com receio de que permanecêssemos por um longo tempo presos às telas de computadores, celulares e tablets, escondidos atrás de máscaras e paredes que nos separavam uns dos outros.

Biografia do Autor

Alessandra Aniceto Ferreira de Figueirêdo, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Professora Adjunto A da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, onde atua no curso de graduação em Medicina do Campus Macaé-RJ. Doutora em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social-IMS) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2019). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2013), com enfoque nos estudos em saúde mental e reforma psiquiátrica. Possui Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Psicopatologia e Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica (adolescente e adulto) e trabalhos comunitários (Psicologia social comunitária). Colaboradora de Extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e de Pesquisa na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ, Rio de Janeiro-RJ.

Ueslei Solaterrar da Silva Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Saúde Mental do curso de medicina da UFRJ (campus Macaé) e diretor do CAPS III CAPS Casa Azul em Mequita-RJ. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2014). Residência em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria (2018). Mestrado em Saúde Coletiva pelo instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e doutorando em saúde coletiva na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Artigos de pesquisa