PERSPECTIVAS ESTUDANTIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS: REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL E NA VIDA ACADÊMICA Student perspectives on the use of social media: repercussions on mental health and academic life

Contenido principal del artículo

Shirley Guimarães Victor Alves
Jully Emmilly Guedes da Silva
Kétlyn Vitória Moreira Lisboa
Mariane Elineide da Silva
Agnes Magalhães de Miranda
Márcia Maria Mont’Alverne de Barros

Resumen

Considerando o expressivo e constante uso das redes sociais no mundo, majoritariamente por pessoas jovens do sexo feminino, refletimos neste artigo acerca da relação das tecnologias de comunicação digitais e sua influência nas perspectivas estudantis, bem como suas repercussões na saúde mental e desempenho acadêmico. Objetivou-se nesse estudo descrever os motivos que levam os estudantes universitários a acessarem as redes sociais; delinear os malefícios do uso dessas plataformas, caso existam em suas experiências de vida; investigar a influência das redes sociais na sua produtividade, buscando, assim, compreender o uso das redes sociais e a sua interface com a saúde mental desses estudantes. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 16 estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, e para sua interpretação, seguiu-se a análise de conteúdo temática. A coleta das informações aconteceu em novembro de 2019 e todos os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados indicaram as diferentes percepções a respeito do uso das redes sociais que produzem impactos na saúde mental, vida pessoal e acadêmica dos universitários entrevistados. Ademais, constatou-se que as redes sociais contribuem para a dinamização e a autonomia do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que o uso exacerbado dessas plataformas pode refletir de maneira prejudicial na saúde mental e no desempenho acadêmico dos estudantes.

Detalles del artículo

Cómo citar
GUIMARÃES VICTOR ALVES, Shirley; GUEDES DA SILVA , Jully Emmilly; MOREIRA LISBOA, Kétlyn Vitória; ELINEIDE DA SILVA, Mariane; MAGALHÃES DE MIRANDA, Agnes; MONT’ALVERNE DE BARROS, Márcia Maria. PERSPECTIVAS ESTUDANTIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS: REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL E NA VIDA ACADÊMICA: Student perspectives on the use of social media: repercussions on mental health and academic life. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 48, p. 19–43, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/78473. Acesso em: 12 jul. 2024.
Sección
Artigos originais