PERSPECTIVAS ESTUDANTIS SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS: REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL E NA VIDA ACADÊMICA Student perspectives on the use of social media: repercussions on mental health and academic life
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando o expressivo e constante uso das redes sociais no mundo, majoritariamente por pessoas jovens do sexo feminino, refletimos neste artigo acerca da relação das tecnologias de comunicação digitais e sua influência nas perspectivas estudantis, bem como suas repercussões na saúde mental e desempenho acadêmico. Objetivou-se nesse estudo descrever os motivos que levam os estudantes universitários a acessarem as redes sociais; delinear os malefícios do uso dessas plataformas, caso existam em suas experiências de vida; investigar a influência das redes sociais na sua produtividade, buscando, assim, compreender o uso das redes sociais e a sua interface com a saúde mental desses estudantes. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 16 estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, e para sua interpretação, seguiu-se a análise de conteúdo temática. A coleta das informações aconteceu em novembro de 2019 e todos os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados indicaram as diferentes percepções a respeito do uso das redes sociais que produzem impactos na saúde mental, vida pessoal e acadêmica dos universitários entrevistados. Ademais, constatou-se que as redes sociais contribuem para a dinamização e a autonomia do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que o uso exacerbado dessas plataformas pode refletir de maneira prejudicial na saúde mental e no desempenho acadêmico dos estudantes.
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.