Caderno de Arte

Conteúdo do artigo principal

Lucas Torres Stoffel
João Paulo Bueno da Silva
Átila Fragozo da Silva
Severo Garcia
Elaine Marie Kolb
Johnatan Martins Sousa
Rafael Antônio Lopes
Claire Bien
Karen Swanson
Marian Katz
Tiago Madeira

Resumo

O Caderno de Artes dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental compõe a revista desde 2019. Trata-se de um recorte de linguagem dentro de uma revista científica permitindo que a arte tome seu espaço com sua intrínseca liberdade. Num primeiro momento convidamos artistas com vivências e obras relacionadas à arte e saúde mental para compor os cadernos. Para o atual número especial e para os próximos números criamos uma chamada permanente de submissão de obras de artistas que conduzirem um diálogo com os objetivos dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental a partir do uso de apresentações formais de recursos iconográficos, literários, poéticos, audiovisuais, entre outros. Assim, a revista oportuniza coerentemente que saberes oriundos das práticas produtoras de potência para vidas em diversidades subjetivas sejam incluídas, apreciadas, aprendidas.   


O número temático "Experiências exitosas de cuidado, serviços, programas e políticas orientadas por recovery e ações promotoras da cidadania" , devido ao êxito na resposta à chamada, foi dividido em dois volumes, no primeiro  o Caderno de Artes conta com dois trabalhos artesanais, 7 poesias, 2 gravuras e 7 pinturas. O segundo volume o Caderno de Artes apresenta  3 pinturas, 1 poesia, 1 narrativa e 2 contos. As obras são oriundas de diversos países, organizações, instituições e vivências distintas, o que garante a diversidade das experiências exitosas na universal linguagem da arte. 

Detalhes do artigo

Como Citar
TORRES STOFFEL, Lucas et al. Caderno de Arte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 169–180, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/82237. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Caderno de Cultura e Arte

Referências

Trabalhos autorais