IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, PREOCUPAÇÕES E NÍVEIS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE ENTRE OS ESTUDANTES DE MEDICINA Impact of the COVID-19 pandemic: sociodemographic profile, concerns, and levels of anxiety, depression, and stress among medical students

Conteúdo do artigo principal

Anna Karolina Martins Macêdo Tabosa
Dalva Mendes de Queiroz Carneiro Leão
Fernando Castim Pimentel
Francisco Dannilo de Carvalho Isidoro

Resumo

O COVID-19 se tornou uma ameaça à saúde global e trouxe rápidas mudanças para a sociedade, com impactos não só na saúde física mas também na saúde mental. Nesse contexto, os universitários fazem parte de um grupo mais vulnerável à manifestação do sofrimento psíquico, o que pode interferir no seu bem-estar psicossocial, nas suas relações interpessoais, como também no seu desempenho acadêmico. Assim, o presente estudo, de caráter transversal, descritivo, quantitativo, buscou investigar o impacto da pandemia do COVID-19 na saúde mental dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, de forma online por meio de três questionários (sociodemográfico, COVID-19 e Escala de Ansiedade, Depressão e Stress - EADS-21). Diante dos resultados encontrados, foi possível observar o impacto na saúde mental já relatado em diferentes populações durante a pandemia de COVID-19 e epidemias iniciais, com os participantes apresentando  prejuízo nos três domínios analisados, com destaque para o estresse. Além disso, entre os aspectos discutidos, ressalta-se a importância de compreender as individualidades, as experiências em relação ao COVID-19 e medidas de prevenção adotadas pelos estudantes e qual a possível relação disso com os resultados da EADS-21. Assim, as características sociodemográficas mais prevalentes na amostra foram idade entre 20 e 30 anos, brancos, que não moravam sozinhos e residiam em Caruaru.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS MACÊDO TABOSA, Anna Karolina; MENDES DE QUEIROZ CARNEIRO LEÃO, Dalva; CASTIM PIMENTEL, Fernando; DANNILO DE CARVALHO ISIDORO, Francisco. IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, PREOCUPAÇÕES E NÍVEIS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE ENTRE OS ESTUDANTES DE MEDICINA: Impact of the COVID-19 pandemic: sociodemographic profile, concerns, and levels of anxiety, depression, and stress among medical students. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 49, p. 111–127, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/86103. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos originais

Referências

AHMED, Md Zahir et al. Epidemic of COVID-19 in China and associated psychological problems. Asian journal of psychiatry, v. 51, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1876201820302033. Acesso em 17 dez. 2021.

CAO, Wenjun et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research. [S.L.], v. 287, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120305400. Acesso em 12 nov. 2021.

COSTA, Deyvison Soares da et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de Enfrentamento. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 44, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000100223&tlng=pt. Acesso em 05 nov. 2020.

GAVIRIA, Silvia; RODRÍGUEZ, María de Los Ángeles; ÁLVAREZ, Tatiana. Calidad de la relación familiar y depresión en estudiantes de medicina de Medellín, Colombia, 2000. Revista Chilena de Neuro-Psiquiatría, [S.L.], v. 40, n. 1, p. 41-46, jan. 2002. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0717-92272002000100005&script=sci_arttext. Acesso em 06 jan. 2022.

GUIMARÃES, Julietty Pinto Diniz et al. COVID-19: Impactos ocasionados na saúde mental em estudantes do ensino superior Brasileiro. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 9, 20 jul. 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17385. Acesso em 14 jan. 2022.

LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S.L.], v. 30, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2020.v30n2/e300214/. Acesso em 05 nov. 2021.

LIU, Shuai et al. Online mental health services in China during the COVID-19 outbreak. The Lancet Psychiatry, [S.L.], v. 7, n. 4, p. 17-18, abr. 2020. Disponível em https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30077-8/fulltext. Acesso em 11 out. 2020.

LOVIBOND, Philip F.; LOVIBOND, Sandra. H. The structure of negative emotional states: Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behaviour research and therapy, v. 33, n. 3, p. 335-343, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/000579679400075U. Acesso em 04 nov. 2021.

PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 7, p. 1-2, 5 jun. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548. Acesso em 8 out. 2020.

SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), [S.L], v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100501&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 07 out. 2020.

SHULTZ, James M. et al. The role of fear-related behaviors in the 2013–2016 West Africa Ebola virus disease outbreak. Current psychiatry reports, [S.L.], v. 18, n. 11, 13 out. 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11920-016-0741-y. Acesso em 10 dez. 2021.

TEIXEIRA, Larissa de Araújo Correia et al. Saúde mental dos estudantes de Medicina do Brasil durante a pandemia da coronavirus disease 2019. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, [S.L.], v. 72, n. 2, p. 129-129, jun. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/yjxwLdpJ6q5CJJCpPNxKr5R/?lang=pt&format=html. Acesso em 26 jan. 2022.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das. Acesso em 16 out. 2020.

WANG, Xiaomei et al. Investigating Mental Health of US College Students During the COVID-19 Pandemic: Cross-Sectional Survey Study. Journal Of Medical Internet Research, [S.L.], v. 22, n. 9, 17 set. 2020. Disponível em: https://www.jmir.org/2020/9/e22817/. Acesso em 17 dez. 2021.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf. Acesso em 06 out. 2020.